Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-27082010-095243
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Tabosa Trevisani
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Almeida, Fernando Carvalho de (Presidente)
Albino, João Pedro
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da
Souza, Cesar Alexandre de
Título en portugués
Inteligência competitiva e interpretação do ambiente: um estudo com fornecedores do serviço público federal
Palabras clave en portugués
Ambiente organizacional
Inteligência competitiva
Serviço público
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como tema a Inteligência Competitiva (IC), assim entendida como o conjunto das atividades envolvidas na coleta, análise e utilização estratégica de informações do ambiente competitivo no processo decisório das empresas. A IC é aqui estudada a partir de uma visão distinta de seu Contexto e de seu Processo. Argumenta-se que as empresas interpretam seu Ambiente Competitivo (AC) de forma distinta e, por esse motivo, organizam-se diferentemente para as atividades envolvidas no Processo de IC. Investiga-se neste trabalho os relacionamentos entre o modo com que essa empresa interpreta o ambiente competitivo e os elementos característicos do Contexto e do Processo de IC, com foco em empresas fornecedoras de produtos e serviços para órgãos do governo federal brasileiro. A partir de pesquisa realizada com uma amostra de 73 empresas, o estudo adiciona indícios confirmatórios da validade de alguns dos constructos teóricos de IC propostos na literatura e conclui pela existência de uma relação entre o modo com que a empresa interpreta o seu ambiente competitivo e as características de seus elementos contextuais e de suas atividades de IC.
Título en inglés
Competitive intelligence and interpretation of the environment: a study with suppliers of the federal public service
Palabras clave en inglés
Competitive intelligence
Organizational environment
Public service
Resumen en inglés
This study discusses Competitive Intelligence (CI), defined as the set of activities involved in collection, analysis and use of strategic information from the competitive environment in decision-making process of organizations. CI is studied here from a perspective of its context and its process. It is argued that firms interpret their Competitive Environment in distinctive ways and, therefore, organize themselves differently for the activities related to CI. This work investigates the relationships between the way in which companies interpret the competitive environment and the elements characteristic of Context and Process of IC, focusing companies that supply products and services to federal agencies in Brazil. From a survey conducted with a sample of 73 companies, the study adds evidence confirming the validity of some of the theoretical constructs of IC proposed in the literature and concludes that there is a relationship between the way the company interprets its competitive environment and the characteristics of their contextual elements and activities of CI.
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Fecha de Publicación
2010-08-31