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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-26062020-145522
Documento
Autor
Nome completo
Luisa Veras de Sandes Guimarães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Balbachevsky, Elizabeth
Saldiva, Paulo Hilario Nascimento
Velho, Raquel
Título em português
Os desafios da sociedade não têm fronteiras: impacto da pesquisa acadêmica interdisciplinar em polí­ticas públicas
Palavras-chave em português
Impacto da pesquisa
Interdisciplinaridade
Políticas de ciência
Políticas públicas
Tecnologia e Inovação
Resumo em português
O impacto da pesquisa na sociedade é um tema que vem sendo amplamente discutido na última década com a preocupação, já de longa data, com o retorno social do financiamento público da ciência e em virtude da apreensão quanto à inclusão desse tipo de impacto para avaliação da pesquisa e direcionamento do financiamento. Para o âmbito de políticas públicas, especificamente, a questão do impacto está relacionada ao movimento de uso de evidências para informar políticas públicas ( evidence informed policy making ). De modo geral, nas discussões sobre impacto da pesquisa na sociedade a pesquisa interdisciplinar ganha destaque por seu potencial de resolver problemas complexos. Alguns autores afirmam que essa possui maior impacto quando comparado à pesquisa realizada em contexto disciplinar. Nesse sentido, o objetivo principal dessa pesquisa foi caracterizar o impacto da pesquisa acadêmica realizada em grupos interdisciplinares para políticas públicas no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa utilizando o método de estudo de casos múltiplos com seis grupos de pesquisa e estudo do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Os grupos e os integrantes selecionados para entrevista foram escolhidos com base em dois aspectos: 1) diversidade de áreas do conhecimento (baseada na formação e atuação dos membros); 2) presença de membros do âmbito de políticas públicas. Foram realizadas 30 entrevistas com membros desses grupos, bem como coleta de dados documentais sobre os grupos e seus integrantes, buscando indicativos do impacto dos grupos em políticas públicas, da coprodução de conhecimento e do modo de geração de conhecimento interdisciplinar. Para a caracterização do impacto, utilizou-se como base o modelo conceitual proposto por Weiss (1979), o qual propõe uma representação do uso da pesquisa considerando três categorias: conceitual, instrumental e simbólico. Os principais resultados dessa pesquisa podem ser categorizados em três dimensões principais: 1) maior presença do impacto conceitual em todos os grupos; 2) impactos instrumentais estão mais presentes nos grupos mais interdisciplinares (interdisciplinaridade ampla) e que coproduzem conhecimento com atores da comunidade de políticas públicas; 3) impacto depende das percepções dos pesquisadores sobre o diálogo com o âmbito de políticas públicas e a percepção da contribuição da pesquisa para essa esfera.
Título em inglês
Society's challenges have no boundaries: impact of interdisciplinary academic research on public policies
Palavras-chave em inglês
Interdisciplinarity
Public policies
Research impact
Science
Technology and innovation policies
Resumo em inglês
The impact of research on society (societal impact) is an issue that has been widely discussed over the last decade with the concern, on one hand, with the social return of public funding for science and, on the other hand, due to the apprehension regarding the inclusion of this type of impact for research evaluation and funding priorities. In the field of public policy, in particular, the issue of research impact is related to the movement of using evidence to inform public policies (evidence-informed policy making). In general, in discussions on the impact of research on society, interdisciplinary research is highlighted for its potential to solve complex problems. Some scholars argue that interdisciplinary research has a greater impact when compared to research conducted in a disciplinary context. In this sense, the main objective of this research was to characterize the impact of academic research, carried out in interdisciplinary groups, on public policies in the Brazilian context . To this end, a qualitative study was conducted using the multiple case study method with six research and study groups from the Institute of Advanced Studies (IEA) of the University of São Paulo (USP). The groups and participants chosen for the interview were selected on the basis of two aspects: 1) diversity of knowledge areas (based on the member's fields of education and work); 2) the participation of representatives of public policy in the group. Thirty interviews were conducted with members of these groups, as well as the collection of documentary data on the groups and their members, seeking indications of the groups' impact on public policies, the coproduction of knowledge and the means of generating interdisciplinary knowledge. For the characterization of the impact, the conceptual model proposed by Weiss (1979) was used, which proposes a representation of the use of the research considering three categories: conceptual, instrumental and symbolic. The key findings of this research can be grouped into three main dimensions: 1) greater prevalence of conceptual impact in all groups; 2) instrumental impacts are more prevalent in interdisciplinary groups (broad interdisciplinarity) and that co-produce knowledge with actors in the public policies sphere; 3) impact depends on the researchers' perceptions about the dialogue with the field of public policies and the perception of the contribution of research to this sphere.
 
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CorrigidaLuisa.pdf (1.70 Mbytes)
Data de Publicação
2020-07-07
 
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