• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2023.tde-25052023-190029
Documento
Autor
Nombre completo
Vinícius Silva Flausino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Correa, Hamilton Luiz (Presidente)
Cruz, Helio Nogueira da
Lugoboni, Leonardo Fabris
Osiro, Lauro
Título en portugués
A relação entre estrutura, composição e processos dos conselhos superiores e o desempenho das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras
Palabras clave en portugués
Avaliação de desempenho organizacional
Conselhos superiores
Conselhos universitários
Instituições Públicas Federais de Ensino Superior
Resumen en portugués
A relação entre governança e desempenho organizacional é um tema recorrente na literatura, de modo que são comuns as produções que buscam relacionar aspectos do colegiado responsável pelo direcionamento estratégico de organizações e seu desempenho. Apesar das valiosas contribuições desses estudos, essa relação tem sido usualmente analisada à luz de referenciais teóricos desenvolvidos considerando-se as características das empresas privadas de capital aberto na América do Norte e Europa. Também se têm privilegiado a utilização de perspectivas teóricas únicas, que, sozinhas, não conseguem fazer frente à complexidade observada na realidade de organizações, especialmente as públicas. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre estrutura, composição e processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o desempenho destas instituições. As variáveis utilizadas nesta pesquisa são: para a estrutura, o tamanho e o número de comitês vinculados aos Conselhos; para a composição, a proporção de membros externos; para os processos, o número de reuniões; e para o desempenho, o Índice Geral de Cursos IGC. Diante das peculiaridades dessas instituições e de seu contexto, esta pesquisa é desenvolvida à luz de uma perspectiva multiparadigmática, que considera a complexidade e as especificidades das organizações analisadas. Para tanto, são utilizados referenciais acerca da Governança de Organizações e da Avaliação de Desempenho Organizacional ADO. Para a realização das inferências, inicialmente realiza-se levantamento junto a agentes públicos das instituições públicas federais de ensino superior no intuito de se identificarem as covariáveis- chave na relação entre governança e desempenho. Então, os dados são coletados em fontes documentais diversas, como atos normativos, atas, listas de presença de conselhos superiores e bases de dados de órgãos de governo. O painel resultante traz dados do período de 2010 a 2019 por instituição por ano, e as inferências são realizadas a partir da técnica do GMM sistêmico. Os resultados demonstram que existe relação estatisticamente significativa entre a estrutura, a composição e os processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o seu desempenho. Analisados conjuntamente, os resultados apontam que menores conselhos, mais comitês vinculados aos conselhos, menores proporções de membros externos e mais reuniões estão associados a melhores desempenhos para as instituições públicas federais de ensino superior. A relação entre o tamanho do conselho superior e o desempenho e a relação entre número de reuniões do conselho superior e desempenho das instituições também apresentaram uma relação não-linear estatisticamente significativa. Quando analisados os resultados por grupo de instituições, por um lado, Universidades Federais apresentaram relação significativa entre conselhos menores e melhores desempenhos, e maiores números de reuniões e melhores desempenhos, corroborando elementos das Teorias da Agência, dos Stakeholders, da Perspectiva Democrática e da Dependência de Recursos. Por outro lado, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros Federais de Educação Tecnológica apresentaram relação significativa entre conselhos menores e melhores desempenhos, maior número de comitês vinculados aos conselhos e melhores desempenhos, e menor proporção de membros externos e melhores desempenhos, corroborando elementos das Teorias da Agência e da Perspectiva Democrática. As diferentes teorias que explicam a relação entre os aspectos dos conselhos superiores e o desempenho das instituições mostram a adequação da perspectiva multiparadigmática adotada neste estudo.
Título en inglés
The relationship between structure, composition and processes of governing boards and the perfomance of federal public higher education institutions in Brazil
Palabras clave en inglés
Federal Public Institutions of Higher Education
Governing boards
Organizational performance assessment
University councils
Resumen en inglés
The relationship between governance and organizational performance is a recurring theme in the literature, so, studies that seek to relate aspects of the collegiate responsible for the strategic direction of organizations and their performance are common. Despite the valuable contributions of these studies, this relationship has usually been analyzed in the light of theoretical frameworks developed considering the characteristics of publicly traded private companies in North America and Europe. Priority has also been given to the use of unique theoretical perspectives, which alone cannot cope with the complexity observed in the reality of organizations, especially public ones. Thus, the objective of this research is to identify the relationship between the structure, composition and processes of governing boards of the Brazilian federal public higher education institutions and the performance of these institutions. The variables used in this research are: for the structure, size and number of committees linked to the Boards; for composition, the proportion of external members; for processes, the number of meetings; and for performance, the General Index of Courses IGC. Given the peculiarities of these institutions and their context, this research is developed in the light of a multiparadigm perspective, which considers the complexity and specificities of the analyzed organizations. For this purpose, references about Organizational Governance and Organizational Performance Assessment are used. In order to carry out the inferences, initially a survey was implemented with public agents of federal public higher education institutions in order to identify the key covariates in the relationship between governance and performance. Then, the data was collected from diverse documentary sources, such as normative acts, minutes, attendance lists of superior councils and databases of government bodies. The resulting panel brings data from the period 2010 to 2019 per institution per year, and the inferences are made using the systemic GMM technique. The results demonstrate that there is a statistically significant relationship between the structure, composition and processes of governing boards of the Brazilian federal public higher education institutions and their performance. Analyzed together, the results indicate that smaller boards, more committees linked to the boards, lower proportions of external members and more meetings are associated with better performances. The relationship between the size of the board of directors and performance and the relationship between the number of board meetings and the performance of institutions also showed a statistically significant non-linear relationship. When analyzing the results by group of institutions, on the one hand, Federal Universities showed a significant relationship between smaller boards and better performances, and greater numbers of meetings and better performances, corroborating elements of Agency Theory, Stakeholders Theory, Theory of Democratic Perspective and Resource Dependency Theory. On the other hand, the Federal Institutes of Education, Science and Technology and the Federal Centers of Technological Education showed a significant relationship between smaller boards and better performances, a greater number of committees linked to the boards and better performances, and a lower proportion of external members and better performances, corroborating elements of Agency Theory and the Theory of Democratic Perspective. The different theories that explain the relationship between aspects of superior councils and the performance of institutions show the adequacy of the multiparadigm perspective adopted in this study.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.