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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-24102023-120033
Document
Author
Full name
Sérgio Eduardo Novoa Melchert
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Guagliardi, Jose Augusto (President)
Biazzi, Jorge Luiz de
Cosenza, Antonio Jesus de Britto
Title in Portuguese
Marketing industrial e o setor de tintas brasileiro: um estudo exploratório da composição, evolução e das forças que estão modificando as características deste setor
Keywords in Portuguese
Indústria de tintas e corantes
Marketing industrial
Abstract in Portuguese
Este estudo empírico analisa estrategicamente, após a revisão dos conceitos de marketing industrial e estratégico, o setor de tintas brasileiro, sua composição e evolução e, através de uma pesquisa de campo, detecta as forças que estão atuando nos segmentos de tintas para madeira, tintas gráficas e tintas para repintura automotiva. Vinte e sete das maiores empresas do segmento foram intencionalmente selecionadas, sendo que vinte e uma aceitaram participar da pesquisa. Para a obtenção dos dados e informações necessárias foram entrevistados com pelo menos um profissional de cada empresa, podendo este ser o sócio-gerente e/ou , um profissional graduado (gerente/diretor) da área comercial; da área produtiva; da área tecnológica e/ou; da área de compras. Nas entrevistas foi utilizado um questionário que contava com perguntas abertas e fechadas. O estudo mostrou que o setor de tintas brasileiro vem sofrendo fortes transformações nestes últimos anos, entre elas: a entrada de empresas estrangeiras e o aumento da concorrência; demanda por produtos mais sofisticados e de melhor qualidade e; maior interesse sobre os aspectos ambientais. O estudo também demostrou que as seguintes forças estão afetando os segmentos selecionados: A situação política e financeira do país; preços; tecnologia; qualidade; meio ambiente e; custo / benefício das linhas de produtos.
Title in English
Industrial Marketing and the Brazilian paint sector: a exploratory study of the composition, evolution and forces that are changing the characteristics of this sector
Keywords in English
Industrial marketing
Paint and dye industry
Abstract in English
This empirical study examines, after some review of the industrial and strategic marketing concepts, the Brazilian paints industry, its composition, evolution and, through a research, find out the forces that are affecting the wood coatings segment; inks paints segment and car refinishing paints segment. Twenty-one of the biggest firms from these segments were selected and then data was collected with at least one of their professionals (owner; managers and directors from commercial; industrial; technology and; purchase departments) through interviews using a structured questionnaire. Some of the conclusions were that the Brazilian paints Industry has been facing strong changes in the last years, mainly due to the arrival of some big multinational companies; the demand of more sophisticated and high quality products from the consumers and; more interest about environmental aspects. The study also showed that the following forces are affecting the selected segments: political and financial situation of the country; price; technology; quality; environment and; cost / benefits of the product lines.
 
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Publishing Date
2023-10-24
 
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