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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-24062013-182243
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Vinicius Cardoso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Wright, James Terence Coulter (Presidente)
Domingues, Delmar Galisi
Feldmann, Paulo Roberto
Queiroz, Mauricio Jucá de
Spers, Renata Giovinazzo
Título en portugués
A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil
Palabras clave en portugués
Análise setorial
Criatividade
Empreendedorismo
Indústria cultural
Softwares
Videogames
Resumen en portugués
O mercado de videogames brasileiro e internacional apresenta forte crescimento e oportunidades de geração de emprego e renda. Este trabalho propõe um modelo de análise para a indústria de videogames brasileira que permita, tanto aos dirigentes do setor como ao governo, analisar políticas e ações que contribuam para o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Partindo do conceito de Economia Criativa, foram encontrados aspectos que impactam diretamente o desenvolvimento das indústrias criativas e os resultados que são esperados deste desenvolvimento. Numa pesquisa exploratória, sete destes aspectos (Tecnologia, Demanda, Governo, Propriedade Intelectual, Capital Humano, Empreendedorismo Criativo e Clusters Criativos) foram selecionados para o modelo como variáveis latentes e três foram as resultantes propostas (Faturamento, Emprego e Exportação). O resultado mostra que estas sete macrovariáveis do modelo e seus subitens são importantes para a indústria criativa de videogames e têm impactos diferenciados. A criação de um Índice permitiu identificar as variáveis prioritárias e sugerir políticas, com resultados esperados de curto e longo prazo. Tais resultados abrem portas para estudos comprobatórios, como a utilização de variáveis que possam operacionalizar modelos quantitativos de análise, assim como servem para que os dirigentes do setor possam entender melhor a necessidade de coordenação, ação conjunta e políticas de apoio ao crescimento de emprego, renda e exportações do setor.
Título en inglés
A proposal of an analysis model for video games creative industry in Brazil
Palabras clave en inglés
Creativity
Cultural industry
Entrepreneurship
Industrial analysis
Software
Video game
Resumen en inglés
The growth of the video game market in Brazil and globally is growing strongly and creating employment and income opportunities. This thesis presents an analytical model for the Brazilian video game industry allowing both industry leaders and the government to analyze policies to develop the local video game industry. Based on Creative Economy concepts, an exploratory survey identified seven of these aspects (Technology, Demand, Government, Intellectual Property, Human Capital, Creative Entrepreneurship and Creative Clusters) were selected for the model as latent variables and three were studied as resulting (dependent) variables (Revenue, Employment and Exports). The results shows that the seven variables of the model and its items are considered important for the creative videogame industry and have different impacts on it. An indicator allowed us to separate the variables according to perceived importance and suggest priority policies, with their expected short and long term results. These results open doors for empirical studies of variables that can operationalize quantitative models, as well as serving industry policymakers to better understand the need for coordination and supporting government policies to promote industry competitiveness, job creation and exports.
 
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Fecha de Publicación
2013-06-28
 
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