• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-23012024-213126
Documento
Autor
Nombre completo
Mayara Cristina Corrêa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Mazzon, Jose Afonso (Presidente)
Isabella, Giuliana
Merino, Martin Nelson Hernani
Toni, Deonir de
Título en portugués
O papel da tecnologia de embalagem na intenção de compra online de alimentos perecíveis
Palabras clave en portugués
Comportamento do consumidor
Embalagens de alimentos perecíveis
Intenção de compra
Modelo de equações estruturais
Supermercado online
Resumen en portugués
A migração do canal de compras físico para o ambiente virtual é um fenômeno crescente para a grande maioria dos bens de consumo. Os alimentos perecíveis in natura, ou minimamente processados, compõem a categoria de produtos de menor ascensão do canal online, indicando que existe uma barreira à adição do alimento perecível no carrinho online, que faz com que o consumidor prefira o ambiente físico para realizar a compra desta categoria. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, que impactou o mundo principalmente entre os anos de 2020 e 2022, as compras de itens essenciais sem sair de casa se tornaram ainda mais importantes. Neste contexto, o presente estudo teve abordagem quantitativa através de modelo de equações estruturais, em que mediu a Intenção de Compra, Qualidade Percebida e Risco Percebido em experimento contendo manipulações de tecnologias de embalagens inteligentes (Pacote de Atmosfera Modificada, e Selo Indicador de Frescor) comparadas às embalagens convencionais, para as categorias de alimentos perecíveis de Frango, Peixe, Carne, Ameixa, Tomate, e Alface. Dentre os achados do estudo destaca-se o papel moderador da categoria do alimento na relevância em que a tecnologia aumenta a intenção de compra online deste alimento perecível. Tal entendimento gera oportunidades para os donos de marca e canais de varejo refletirem sobre a chance de seus clientes adicionarem produtos perecíveis em seu carrinho virtual, através ajustes em sua apresentação de embalagem.
Título en inglés
The role of packaging technology in the online purchase intention of perishable foods
Palabras clave en inglés
Consumer behavior
Online supermarket
Perishable food packaging
Purchase intention
Structural equation model
Resumen en inglés
Migration from the physical shopping channel to the virtual environment is a growing phenomenon for the vast majority of consumer goods. In natura, or minimally processed, perishable foods make up the category of products with the lowest rise in the online channel, indicating that there is a barrier to adding perishable food to the online cart, which leads the consumer to prefer the physical environment to make the purchase of this category. With the the Covid-19 pandemic, which impacted the world mainly between the years 2020 and 2022, shopping for essential items without leaving home became even more important. In this context, the present study had a quantitative approach through a model of structural equations, in which it measured the Purchase Intention, Perceived Quality and Perceived Risk in an experiment containing manipulations of intelligent packaging technologies (Modified Atmosphere Package, and Freshness Indicator Seal) compared to conventional packaging, for the perishable food categories of Chicken, Fish, Meat, Plum, Tomato, and Lettuce. Among the findings of the study, the moderating role of the food category stands out in terms of the relevance in which technology increases the intention to purchase this perishable food online. Such an understanding creates opportunities for brand owners and retail channels to reflect on the chance of their customers adding perishable products to their virtual cart, through adjustments in their packaging presentation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.