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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-23012024-205042
Documento
Autor
Nome completo
Julia de Macedo Meira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Fischer, Rosa Maria (Presidente)
Fernandes, Jose Augusto Lacerda
Hourneaux Junior, Flávio
Justen, Gelciomar Simão
Título em português
Empresas regenerativas: um estudo sobre as características e estratégias do modelo de negócio regenerativo
Palavras-chave em português
Cacauicultura
Modelo de negócio
Negócios regenerativos
Transamazônica
Resumo em português
O conceito de empresas regenerativas propõe a melhoria dos sistemas sociais-ecológicos (SSE), assegurando sua prosperidade, em um processo coevolucionário. Esses empreendimentos mostram-se apropriados para o fomento de transformações que mitiguem as atuais crises sociais e ambientais no Brasil, em particular na Transamazônica. Existe, portanto, um crescente interesse em aprofundar os estudos sobre empresas regenerativas, utilizando o modelo de negócio para compreender suas características e estratégias. O problema de pesquisa é, desse modo, verificar se e como o modelo de negócio de empresas cacaueiras atuantes na Transamazônica apresentam características que evidenciam seu atributo regenerativo, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de negócio de empresas que pretendem ser regenerativas. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como qualitativa, que empregou como método o estudo de casos múltiplos. Nesse sentido, foram selecionados para o estudo quatro negócios do setor cacaueiro situados na região da Transamazônica, no estado do Pará. Por meio da observação e da coleta de dados primários e secundários, foi possível analisar comparativamente os casos amostrados. Para tal análise, o Flourishing Business Canvas foi adotado como ferramenta para embasar a construção do modelo de negócio desses empreendimentos. Os princípios delineados por Hahn e Tampe (2020) para empresas regenerativas foram igualmente usados para compreender o caráter regenerativo dos casos e suas estratégias. Os resultados obtidos permitiram identificar as empresas analisadas como regenerativas e sugerem características que podem ser absorvidas por outros empreendimentos que desejam beneficiar o SSE. Mediante o emprego do Flourishing Business Canvas, a pesquisa contribui com a caracterização de um modelo de negócio regenerativo, além de ampliar os estudos dedicados ao nascente conceito de empresas regenerativas e diminuir a distância entre a teoria e os casos reais. A contribuição inclui, ainda, o auxílio na conscientização de atores da sociedade civil e do governo acerca do fenômeno regenerativo e sua aplicação nas práticas empresariais.
Título em inglês
Regenerative business: A study of the characteristics and strategies of the regenerative business model
Palavras-chave em inglês
Business model
Cocoa cultivation
Regenerative business
Transamazônica
Resumo em inglês
The concept of regenerative companies proposes the improvement of social-ecological systems (SES), ensuring their prosperity, in a co-evolutionary process. These developments are suitable for promoting transformations that mitigate the current social and environmental crises in Brazil and, in particular, in the Transamazônica. There is, therefore, a growing interest in deepening studies on regenerative companies, using the business model to understand their characteristics and strategies. The research problem is, consequently, to verify if and how the business model of cocoa companies operating in the Transamazônica presents characteristics that show its regenerative attribute with the objective of contributing to the improvement of the business model of companies that intend to be regenerative. This research is characterized as qualitative, which applied the study of multiple cases as a method. In this sense, four businesses in the cocoa sector located in the Transamazônica region, in the state of Pará, were selected for the study. Through observation and collection of primary and secondary data, it was possible to comparatively analyze the sampled cases. For this analysis, the Flourishing Business Canvas was adopted as a tool to support the construction of the business model of these enterprises. The principles outlined by Hahn and Tampe (2020) for regenerative companies were also used to understand the regenerative character of the cases and their strategies. The results obtained allowed identifying the companies analyzed as regenerative and suggest characteristics that can be absorbed by other enterprises that wish to benefit from the SSE. Through the use of the Flourishing Business Canvas, the research contributes to the characterization of a regenerative business model, in addition to expanding the studies dedicated to the nascent concept of regenerative companies and reducing the distance between theory and real cases. The contribution also includes helping to raise the awareness of civil society and government actors about the regenerative phenomenon and its application in business practices.
 
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Data de Publicação
2024-02-05
 
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