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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-22122022-213007
Documento
Autor
Nombre completo
Angelo Calori Júnior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Almeida, Fernando Carvalho de
Coimbra, Fábio Claro
Ramos, Carla Sofia Dias Moreira
Título en portugués
Crenças éticas do consumidor sobre o consumo de produtos ilegais no Brasil
Palabras clave en portugués
Comportamento ético do consumidor
Crenças do consumidor
Economia comportamental
Efeito Tostines da corrupção
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi avaliar quais as crenças dos consumidores sobre o consumo de produtos ilegais no Brasil, um país no qual o mercado ilegal apresenta cifras relevantes. O comportamento desonesto do consumidor é um tema relevante que tem sido estudado em diversos países. Este estudo atesta sua relevância e contribuição para o desenvolvimento da ciência, identificando e atuando nessa lacuna de pesquisa na América Latina. Adotou-se o método qualitativo e uma abordagem exploratória abdutiva. Este estudo ampliou o instrumento de pesquisa, com a revisão e adaptação da CES, mostrando sua confiabilidade e validade para examinar as crenças éticas do consumidor no Brasil, e iniciou as discussões para a criação de uma escala apropriada à realidade brasileira. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas adaptadas da escala CES, aplicadas a quinze participantes, potenciais consumidores selecionados no Shopping 25 de Março e na Galeria Pagé, ambos na região central da cidade de São Paulo e conhecidos centros de comércio de produtos ilegais. Os resultados sugerem maior tolerância aos atos desonestos da dimensão sem dano em relação às demais dimensões, tendo como argumento para o engajamento o preço do produto ilegal frente ao original, justificado pelo baixo poder aquisitivo dos consumidores, bem como sua disponibilidade. Os dados indicam que o consumidor responsabiliza a ausência do governo pela disponibilidade e magnitude do mercado ilegal no Brasil, remetendo-se à corrupção pública, fenômeno denominado neste estudo como o Efeito Tostines da Corrupção, efeito que pôde ser aplicado também na teoria econômica da demanda e da oferta nesse fenômeno estudado. Constatou-se que os consumidores rejeitam produtos roubados e aceitam produtos piratas na mesma proporção. Porém, argumentam ter dificuldade em diferenciar o que exatamente é ilegal, e não se reconhecem como responsáveis por agir refutando produtos duvidosos. Por fim, o arrependimento do consumidor não estaria relacionado à culpa, mas a se sentir enganado pela baixa qualidade dos produtos ilegais. Os resultados contribuíram para melhor delineamento do mercado ilegal, informações iniciais sobre os impactos econômicos gerados pelos padrões antiéticos e melhor delimitação desse comportamento no mercado brasileiro, permitindo que as organizações e os governos possam gerenciar melhor o ambiente de riscos, as abordagens educacionais e campanhas de marketing para a conscientização na tentativa de inverter as lógicas apresentadas pelos consumidores. Conforme previsto, este estudo tem limitações, para as quais foram sugeridos estudos futuros para ampliação desse campo de pesquisa, conforme descrito no capítulo específico.
Título en inglés
Ethical consumer beliefs about consumption of illegal products in Brazil
Palabras clave en inglés
Bahavioral science
Consumer beliefs
Consumer ethics scale
Ethical consumer behavior
Tostines effect of corruption
Resumen en inglés
The aim of this study was to assess what consumers' beliefs are about the consumption of illegal products in Brazil, a country in which the illegal market presents relevant amount. Dishonest consumer behavior is a relevant topic that has been studied in several countries. This study attests to its relevance and contribution to the development of science, identifying and acting on this research gap in Latin America. A qualitative method and an exploratory abductive approach were adopted. This study expanded the research instrument, with the revision and adaptation of the CES, showing its reliability and validity to examine the ethical beliefs of the consumer in Brazil and initiated the discussions for the creation of an appropriate scale to the Brazilian reality. Data were collected through semi-structured interviews adapted from the CES scale, applied to fifteen participants, potential consumers selected at Shopping 25 de Março and Galeria Pagé, both in the central region of the city of São Paulo and known centers of trade in illegal products. The results suggest greater tolerance for dishonest acts in the harmless dimension in relation to the other dimensions, with the price of the illegal product compared to the original as an argument for engagement, justified by the low acquisitive power of consumers, as well as its availability. The data indicate that the consumer blames the absence of the government for the availability and magnitude of the illegal market in Brazil, referring to public corruption, a phenomenon that I called in this study the Tostines Effect of Corruption, an effect that could also be applied in the supply and demand economic theory in this studied phenomenon. It was found that consumers reject stolen products and accept pirated products in the same proportion, however, they argue that they have difficulty in differentiating what exactly is illegal, and do not recognize themselves as responsible for acting refuting dubious products. Finally, consumer regret would not be related to guilt, but to feeling deceived by the low quality of illegal products. The results contributed to a better delineation of the illegal market, initial information on the economic impacts generated by unethical behavior and better delimitation of this behavior in the Brazilian market, allowing organizations and governments to better manage the risk environment, educational approaches and marketing campaigns for awareness in an attempt to reverse the logic presented by consumers. As predicted, this study has limitations, for which future studies were suggested to expand this field of research, as described in the specific chapter.
 
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Fecha de Publicación
2023-01-04
 
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