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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-22062023-111749
Document
Author
Full name
Alexssandro Augusto Pereira Correa de Mello
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2006
Supervisor
Committee
Fischmann, Adalberto Americo (President)
Bortoli Neto, Adelino De
Silva, Helton Haddad Carneiro da
Title in Portuguese
Uma proposta de formulação estratégica para micro e pequenas empresas (MPEs): o estudo de caso do Empório Schokoladen
Keywords in Portuguese
Administração estratégica
Microempresas
Pequenas e médias empresas
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como tema o processo de formulação estratégica com o foco em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Após uma análise de dados de dissertações, teses e levantamentos realizados pelo SEBRAE, nota-se a grande importância no contexto sócio-econômico brasileiro destas empresas. Estas somam mais de 15 milhões de empresas, considerando-se as formais e informais e geram mais de 30 milhões de empregos formais e informais na economia nacional. Porém, os dirigentes das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) encontram grandes dificuldades para a sua consolidação e crescimento. Embasado por estas análises o autor chegou a uma possível conclusão do porque as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) apresentam dificuldades para sua consolidação e crescimento. Assim, o autor desenvolveu um método de formulação estratégica tendo como foco principal a realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Com base em importantes autores que discorreram sobre o tema de planejamento estratégico e administração estratégica foi elaborado um método de formulação estratégica com onze passos. Este método tem como peculiaridade a inversão da lógica tradicional de formulação estratégica. Baseado em um artigo de Robert Hayes no qual ele propõe a alteração da sequência tradicional (tendo como foco a realidade de grandes empresas). Desta forma, o autor deste estudo construiu uma linha de raciocínio tendo como cenário a realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O processo de formulação estratégica que normalmente segue a sequência: estabelecimento de objetivos - definição dos meios - definição dos recursos é invertido, começando-se pela definição dos recursos, posteriormente a definição dos meios e, por fim, o estabelecimento dos objetivos. Assim, espera-se que ele tenha maior aderência a realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Para averiguar o método de formulação estratégica proposto foi realizado um estudo de caso em uma microempresa varejista do centro-oeste catarinense, mais precisamente na cidade de Lages: o Empório Schokoladen. Com a aplicação do método sugerido verificou-se como cada ação do processo de formulação estratégica contribuiu para a consolidação e/ou para o crescimento da empresa objeto de estudo, atingindo assim o objetivo principal deste trabalho.
Title in English
A strategic formulation proposal for micro and small enterprises (MSEs): the case study of Empório Schokoladen
Keywords in English
Microenterprises
Small and medium-sized enterprises
Strategic management
Abstract in English
This paper studies the strategy formulation process with focus on micro and small-sized companies (small business). After analyzing and comparing the data from various dissertations and surveys carried out by SEBRAE (a Brazilian association providing support services to micro and small-sized organizations), the relevance of these companies in the Brazilian social and economic scenario could be observed. Taking into consideration both formal and informal micro and small-sized organizations, they account for over 15 million companies that generate over 30 million formal and informal jobs in the country. However, in order to become consolidated and grow they face huge difficulties, the likely reasons of which are presented and discussed in this paper. A 11-step stralegic formulation method was developed to assess the standing of micro and small-sized corporations based on the most renown authors of strategic planning and stralegic administration. The peculiar characteristic of this method is that it inverts the traditional logic of strategic formulation, based on an article by Robert Hayes in which he proposes the alteration of the traditional sequence and its focus on large corporations. This study thus inverts the usual sequence of the strategy formulation method, i.e. it starts from the definition of resources, then the definition of means and finally the establishment of objectives, in order to better reflect the reality of micro and small-sized companies (small business). To verify this inverted method, a study case was performed at Empório Schokoladen, a retailing microcompany in the city of Lages, West-Central region of the State of Santa Catarina. The application of the proposed method fulfilled the main objective of this paper because it showed that each action of the strategy formulation process contributed to the consolidation and/or growth of the company studied.
 
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Publishing Date
2023-06-22
 
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