• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-22062023-100217
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Villibor Flory
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Fleury, Maria Tereza Leme (Presidente)
Blikstein, Izidoro
Franca, Ana Cristina Limongi
Título en portugués
Comunicação organizacional: caminho para busca da criação da realidade organizacional
Palabras clave en portugués
Comunicação organizacional
Linguística
Resumen en portugués
O principal tema de estudo desta dissertação é a comunicação organizacional, tema este que vem ganhando importância nos últimos tempos tanto nas empresas quanto nos estudos administrativos. As profundas mudanças que vêm ocorrendo nas organizações nos dias de hoje passam, necessariamente, por uma revisão e reestruturação da comunicação, considerada como fundamental para o sucesso destas mudanças. Neste trabalho, procuro estudar a comunicação organizacional não em sua dimensão instrumental - ou de disseminação de informações -, mas sim como forma de se perscrutar a ideologia sobre a qual se assenta uma determinada emissão comunicativa, caminho para conhecermos melhor a própria organização e os meios que ela utiliza para conseguir adesão a seus propósitos. Para isso, fiz uma análise do discurso de uma empresa, adaptando uma metodologia linguística - a análise do discurso - à uma metodologia utilizada nos estudos administrativos.
Título en inglés
Organizational communication: way to search for the creation of organizational reality
Palabras clave en inglés
Linguistics
Organizational communication
Resumen en inglés
The main theme in this dissertation is organizational communication, which has lately become important in companies as well as in business management studies. The deep changes that are on course in organizations at present require some review necessarily. Besides, these changes need a restructuring of communication - which is said to be fundamental to sucess of these changes. Whithin the dissertation, I intend to study organizational communication not in its instrumental aspects - that is, dissemination of information - but as a way of looking into the ideology upon which a particular communicative emission is set. That is the way to know better the organization itself and the means by which it gets agreement to its aims. To achieve that, I analysed the discourse of a company by adapting a linguistic melhodology - the discourse analyses - to another methodology used in business management studies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.