• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-22062023-100217
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Villibor Flory
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Fleury, Maria Tereza Leme (Presidente)
Blikstein, Izidoro
Franca, Ana Cristina Limongi
Título em português
Comunicação organizacional: caminho para busca da criação da realidade organizacional
Palavras-chave em português
Comunicação organizacional
Linguística
Resumo em português
O principal tema de estudo desta dissertação é a comunicação organizacional, tema este que vem ganhando importância nos últimos tempos tanto nas empresas quanto nos estudos administrativos. As profundas mudanças que vêm ocorrendo nas organizações nos dias de hoje passam, necessariamente, por uma revisão e reestruturação da comunicação, considerada como fundamental para o sucesso destas mudanças. Neste trabalho, procuro estudar a comunicação organizacional não em sua dimensão instrumental - ou de disseminação de informações -, mas sim como forma de se perscrutar a ideologia sobre a qual se assenta uma determinada emissão comunicativa, caminho para conhecermos melhor a própria organização e os meios que ela utiliza para conseguir adesão a seus propósitos. Para isso, fiz uma análise do discurso de uma empresa, adaptando uma metodologia linguística - a análise do discurso - à uma metodologia utilizada nos estudos administrativos.
Título em inglês
Organizational communication: way to search for the creation of organizational reality
Palavras-chave em inglês
Linguistics
Organizational communication
Resumo em inglês
The main theme in this dissertation is organizational communication, which has lately become important in companies as well as in business management studies. The deep changes that are on course in organizations at present require some review necessarily. Besides, these changes need a restructuring of communication - which is said to be fundamental to sucess of these changes. Whithin the dissertation, I intend to study organizational communication not in its instrumental aspects - that is, dissemination of information - but as a way of looking into the ideology upon which a particular communicative emission is set. That is the way to know better the organization itself and the means by which it gets agreement to its aims. To achieve that, I analysed the discourse of a company by adapting a linguistic melhodology - the discourse analyses - to another methodology used in business management studies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.