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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-21112023-175237
Documento
Autor
Nombre completo
Luís Otávio Araujo de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Mazzon, Jose Afonso (Presidente)
Baptistella Filho, Humberto
Popadiuk, Silvio
Título en portugués
Modelo conceitual para previsão do potencial de sucesso econômico de novos filmes
Palabras clave en portugués
Administração de marketing
Cinema
Filmes
Marketing de serviços
Resumen en portugués
Este trabalho propõe um modelo conceituai para desenvolvimento de modelos operacionais de previsão do sucesso econômico de filmes, que possam ser empregados desde o estágio de desenvolvimento de projetos. Apoiada na teoria de marketing, essa proposição decorre da integração da análise de descobertas empíricas e contribuições teóricas de diversos autores e da experiência de profissionais da indústria audiovisual relacionada ao tema. O modelo proposto integra relacionamentos de participantes do sistema de marketing entre si, bem como propriedades e atributos de filmes, e interliga as abordagens psicossocial e econômica. O modelo proposto oferece uma estrutura de relações de dependência e interdependência, na qual estão modelados e integrados os processos empregados por espectadores na seleção de filmes e na compra dos ingressos, os fatores que influenciam esse processo e os que influenciam o comportamento após a compra. Após assistir ao filme, o espectador julga cognitiva e afetivamente a qualidade dele, em decorrência da experiência emocional e racional durante a exibição. A satisfação ou a insatisfação com a qualidade percebida pode originar divulgação boca-a-boca positiva, negativa ou nenhuma, e influenciar a decisão de outros espectadores de assistir ao filme. Determinados espectadores procuram determinadas propriedades em filmes. Tais propriedades são criadas a partir de atributos e da relação entre eles. Sabendo quais traços do filme poderão ser utilizados na avaliação pré-compra, a empresa produtora pode planejar a inclusão ou a exclusão de atributos para que o espectador consiga inferir a presença de propriedades desejadas antes da compra do ingresso. Um modelo de previsão de audiência pode ser empregado em projetos de produção de filmes, para simular os resultados para as próprias produtoras, em função de várias possibilidades de filmes e de acordos de negociação e poderia ser útil como base de argumentação na negociação dos termos de acordos. Com a adoção de modelos de previsão por exibidoras e distribuidoras, o emprego de modelos de previsão semelhantes pelas produtoras anteciparia possíveis resultados de análises a serem feitas por esses intermediários do sistema de marketing.
Título en inglés
A conceptual model to estimate the potential for economic success of new films
Palabras clave en inglés
Cinema
Films
Marketing management
Services marketing
Resumen en inglés
This study proposes a conceptual model for development of operational models to predict economic success for films, that may be used from the start in developing projects. This proposition is the result of integrating an analysis of empirical discoveries and theoretical contributions from various authors and the experience gleaned by professionals in the audio/visual industry related to the subject, and based on theory of marketing. The model proposed includes relationships of the main participants of the marketing system among themselves, as well as properties and attributes of films, and interconnects the psychosocial and the economic approaches. The model proposed offers a structure of relationships of dependence and interdependence on which they are modeled and integrated to the processes that spectators resort to in deciding on a film, and purchasing the tickets, the factors that influence this process, and those that influence the post-purchase behavior. After seeing the film, a viewer will judge quality both cognitively and affectively, as a result of emotional and rational experience while viewing the film. Satisfaction or dissatisfaction with the quality perceived may result in positive, in negative or in no word-of-mouth communication and influence the decision on the part of other viewers to see the film. Specific spectators look for specific properties in films. Such properties are generated from attributes and the relationship between th em. In the knowledge of which characteristics of a film is likely to be used in a pre-purchase assessment, the producing company may plan to include or to exclude those same attributes so that the spectator may infer the inclusion of the desired properties before the purchase of a ticket. A model for estimating an audience may be employed in projects for producing films to simulate the results for the producers themselves as a function of various possibilities for films and negotiation agreements, and may be useful as a basis for argument in negotiating the terms of the deals. By adopting models for forecasting on the part of exhibitors and distributors, the use of models of similar estimate models on the part of producers would anticipate possible results in terms of analyses by these intermediaries in the marketing system.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-21
 
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