• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Zanardi Chicarino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Maximiano, Antonio Cesar Amaru (Presidente)
Augusto, Oscar Brito
Correa, Hamilton Luiz
Título en portugués
O uso do mind map como ferramenta de gestão de projetos em áreas de consultoria e desenvolvimento de negócios e produtos
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento de Produtos
Gestão de Projetos
Mind Map
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo o estudo da aplicabilidade e dos eventuais benefícios do Mind Map na gestão de projetos em áreas de consultoria, desenvolvimento de negócios e produtos. Como objetivos secundários, este estudo apresenta aplicações práticas do Mind Map, no ambiente empresarial, além de trazê-lo ao ambiente acadêmico brasileiro. O referencial teórico, dividido em duas partes, introduz, primeiramente, a gestão de projetos, a partir da visão de seus principais autores acadêmicos. A segunda parte traz, com maior profundidade, uma revisão bibliográfica do Mind Map, apresentando sua definição, princípios, leis, benefícios, aplicações e quatro casos de sucesso no mercado corporativo. A metodologia de pesquisa adotada nesta dissertação foi estudo de caso múltiplo, com cinco gestores, de quatro organizações atuantes no setor de serviços, que utilizam o Mind Map como ferramenta de gestão de projetos de consultoria, desenvolvimento de negócios e produtos. Como instrumento de coleta de dados, foram feitas entrevistas roteirizadas individuais com cada um dos gestores, realizadas pelo próprio pesquisador, além da coleta de dados secundários de domínio público. As conclusões, apresentadas neste trabalho, revelam que o Mind Map potencializa várias das habilidades necessárias a um bom gestor de projetos, permitindo uma melhor qualidade da sua prática de gerenciamento, principalmente no que tange ao planejamento e acompanhamento do escopo do projeto. Entretanto, ficou evidente a necessidade de um software de Mind Map, muitas vezes apoiado por outros programas clássicos normalmente utilizados em gestão de projetos, para que os objetivos fossem atingidos mesmo diante da complexidade dos casos analisados.
 
Ficheros
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2005-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.