• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-21102005-193046
Document
Author
Full name
Gustavo Zanardi Chicarino
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Maximiano, Antonio Cesar Amaru (President)
Augusto, Oscar Brito
Correa, Hamilton Luiz
Title in Portuguese
O uso do mind map como ferramenta de gestão de projetos em áreas de consultoria e desenvolvimento de negócios e produtos
Keywords in Portuguese
Desenvolvimento de Produtos
Gestão de Projetos
Mind Map
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo o estudo da aplicabilidade e dos eventuais benefícios do Mind Map na gestão de projetos em áreas de consultoria, desenvolvimento de negócios e produtos. Como objetivos secundários, este estudo apresenta aplicações práticas do Mind Map, no ambiente empresarial, além de trazê-lo ao ambiente acadêmico brasileiro. O referencial teórico, dividido em duas partes, introduz, primeiramente, a gestão de projetos, a partir da visão de seus principais autores acadêmicos. A segunda parte traz, com maior profundidade, uma revisão bibliográfica do Mind Map, apresentando sua definição, princípios, leis, benefícios, aplicações e quatro casos de sucesso no mercado corporativo. A metodologia de pesquisa adotada nesta dissertação foi estudo de caso múltiplo, com cinco gestores, de quatro organizações atuantes no setor de serviços, que utilizam o Mind Map como ferramenta de gestão de projetos de consultoria, desenvolvimento de negócios e produtos. Como instrumento de coleta de dados, foram feitas entrevistas roteirizadas individuais com cada um dos gestores, realizadas pelo próprio pesquisador, além da coleta de dados secundários de domínio público. As conclusões, apresentadas neste trabalho, revelam que o Mind Map potencializa várias das habilidades necessárias a um bom gestor de projetos, permitindo uma melhor qualidade da sua prática de gerenciamento, principalmente no que tange ao planejamento e acompanhamento do escopo do projeto. Entretanto, ficou evidente a necessidade de um software de Mind Map, muitas vezes apoiado por outros programas clássicos normalmente utilizados em gestão de projetos, para que os objetivos fossem atingidos mesmo diante da complexidade dos casos analisados.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2005-10-31
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.