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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-21092023-145527
Documento
Autor
Nome completo
Marcella de Castro Costa Gama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Borini, Felipe Mendes (Presidente)
Albertin, Alberto Luiz
Laurindo, Fernando José Barbin
Souza, Cesar Alexandre de
Título em português
A transformação digital dos bancos incumbentes brasileiros: uma análise das iniciativas para a adaptação do modelo de negócio
Palavras-chave em português
Bancos incumbentes
Iniciativas de transformação digital
Modelo de negócio
Tecnologias digitais
Transformação digital
Resumo em português
Esta dissertação visa analisar as iniciativas de transformação digital dos bancos incumbentes brasileiros para a adaptação do modelo de negócio em face às rupturas causadas pelas tecnologias digitais. A primeira etapa do estudo consistiu em uma revisão sistematizada de literatura com 34 artigos das bases Scopus e Web of Science para identificar quais são as iniciativas de transformação digital destacadas pelos autores da área. Foi identificado que a literatura enfatiza iniciativas de transformação digital em seis componentes do modelo de negócio: (i) canais de distribuição e comunicação; (ii) capacidades; (iii) produtos/serviços; (iv) tecnologias/dados; (v) processos e (vi) parcerias. Adicionalmente, foi verificado que os principais viabilizadores da transformação digital são o desenvolvimento de capacidades adequadas à economia digital, a adoção de novos métodos de trabalho e o apoio da liderança à transformação da organização. A revisão de literatura possibilitou a identificação dos principais construtos e o desenvolvimento de um modelo teórico para a representação do processo de transformação digital nas organizações. A busca pelas iniciativas de transformação digital dos bancos incumbentes foi direcionada por palavras-chave validadas com especialistas da área. O levantamento de iniciativas de transformação digital ocorreu mediante a utilização de relatórios anuais dos bancos Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander referentes ao período de 2015 a 2020. Dentre as iniciativas implementadas, identificou-se a ênfase em dois componentes: canais de distribuição e comunicação e nas tecnologias das organizações. No que tange o primeiro, observou-se uma transição contínua para os canais digitais, e uma tendência das agências físicas se tornarem pontos de consultoria ao cliente. Em relação ao segundo, verificou-se que as tecnologias são consideradas peças essenciais na estratégia organizacional, para além da eficiência. Dentre os investimentos realizados, destacaram-se as ações voltadas para uso estratégico de dados e a adoção de plataformas digitais. Essas iniciativas de transformação digital alteraram o modelo de negócios principal das organizações e possibilitaram o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Além disso, observou-se que as iniciativas de transformação digital podem ser organizadas em etapas, mas não ocorrem de forma linear e são iterativas, integrando-se e estimulando-se mutuamente. Por fim, o modelo teórico desenvolvido foi corroborado pelos dados secundários provenientes dos relatórios anuais dos bancos incumbentes brasileiros analisados.
Título em inglês
The digital transformation of Brazilian incumbent banks: an analysis of initiatives for adapting the business model
Palavras-chave em inglês
Business model
Digital technologies
Digital transformation
Digital transformation initiatives
Incumbent banks
Resumo em inglês
This master thesis aims to analyze the digital transformation initiatives of Brazilian incumbent banks to adapt their business model in view of the disruptions caused by digital technologies. The first stage of the study consisted of a systematized literature review with 34 articles from the Scopus and Web of Science databases to identify which digital transformation initiatives are highlighted by authors in the field. It was identified that the literature emphasizes digital transformation initiatives in six components of the business model: (i) distribution and communication channels; (ii) capabilities; (iii) products/services; (iv) technologies/data; (v) processes; and (vi) partnerships. Additionally, it was found that the main enablers of digital transformation are the development of capabilities appropriate to the digital economy, the adoption of new working methods, and leadership support for the organization's transformation. The literature review enabled the identification of the main constructs and the development of a theoretical model for the representation of the digital transformation process in organizations. The search for the digital transformation initiatives of incumbent banks was oriented by keywords validated with experts of the field. The search of digital transformation initiatives occurred using annual reports of Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco and Santander banks for the period 2015 to 2020. Among the implemented initiatives, it was identified the emphasis on two components: distribution and communication channels, and the organizations' technologies. Regarding the former, it was observed a continuous transition to digital channels, and a trend for physical branches to become customer advisory points. Regarding the second, it was found that technologies are considered essential to the organizational strategy, besides efficiency gains. Among the investments made, the actions focused on the strategic use of data and the adoption of digital platforms. These digital transformation initiatives changed the organizations' core business model and enabled the development of new business models. Furthermore, it was observed that digital transformation initiatives can be organized in stages, but do not occur linearly and are iterative, integrating and stimulating each other. Finally, the theoretical model developed was corroborated by secondary data from the annual reports of the Brazilian incumbent banks analyzed.
 
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Data de Publicação
2023-09-25
 
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