• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2017.tde-21062017-095711
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Felippe Figueira Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Président)
Favero, Luiz Paulo Lopes
Luppe, Marcos Roberto
Merlo, Edgard Monforte
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Titre en portugais
A dinâmica de preços no varejo eletrônico brasileiro: evidências a partir das flutuações de preços de produtos eletroeletrônicos
Mots-clés en portugais
Bens duráveis
Internet
Preços
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como objetivo estudar a dinâmica (dispersão e variação) dos preços de um conjunto de bens duráveis praticados pelos varejistas em lojas virtuais brasileiras. As informações foram coletadas por um sistema automático de captura, ao longo de um ano completo (2014). Três hipóteses foram formuladas. A primeira hipótese estabeleceu que, apesar das características homogêneas dos produtos comercializados, deveriam persistir diferenças significativas entre os preços praticados pelos diferentes varejistas. A segunda hipótese propôs a ideia de que, para produtos tecnologicamente mais simples, as diferenças de preços entre os competidores deveriam ser menos acentuadas quando comparadas com itens mais complexos. A terceira hipótese provém de uma ideia semelhante, entretanto, fixa-se na comparação de preços praticada em diferentes períodos do ano. Supôs-se que, em momentos nos quais a sazonalidade é de aumento forte das vendas (por exemplo, "Black Friday" ou o Dia das Mães), as variações de preços devem ser menores que as registradas em outros períodos do ano. A análise dos modelos, utilizando 767481 observações concluiu pela não rejeição das três hipóteses.
Titre en anglais
The dynamics of prices on Brazilian e-commerce: evidence from the fluctuations prices of electronics goods
Mots-clés en anglais
Durable goods
Internet
Prices
Resumé en anglais
The purpose of this work is to study the dynamics of retail durable goods prices. A set of representative products traded on the Internet channel was chosen. The information set was surveyed with the use of an automatic data collection system, throughout the whole year of 2014. Three hypotheses were proposed. The first hypothesis states that despite the fact that the products are relatively homogeneous, meaningful prices differences among the retailers should be found. The second hypothesis affirms that durable goods which are technologically simpler than other ones, more sophisticated, should unveil fewer price differences. The third and the last hypothesis proposes that in periods when the demand is more intense (Mother´s Day in May, or Black Friday in November, for instance), the price differences should be less pronounced. The tests carried out, using 767481 cases, did not reject the three hypotheses.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
CorrigidoMarcelo.pdf (2.92 Mbytes)
Date de Publication
2017-06-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.