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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-21012014-144548
Documento
Autor
Nome completo
Iuri Lazier
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Merlo, Edgard Monforte
Oliveira Filho, Bolivar Godinho de
Paiva, Eduardo Vieira dos Santos
Título em português
O impacto da conjuntura econômica sobre o consumo: um estudo sobre as vendas no varejo
Palavras-chave em português
Causalidade
Previsão - Análise de séries temporais
VAR
Vendas a varejo
Resumo em português
Este trabalho realiza uma análise exploratória do comportamento das venda de varejo na economia brasileira. O estudo parte da identificação de variáveis econômicas relevantes na determinação das vendas de varejo. A identificação apoia-se em proposições de outros estudos e testes de causalidade. O resultado da identificação é validado por meio da construção de um modelo de previsão de vendas no varejo. A relevância da causalidade das variáveis é verificada pela comparação do desempenho do modelo multivariado em relação ao desempenho de modelos univariados. Em seguida, o trabalho aprofunda a análise da relevância das variáveis por meio da mensuração da causalidade das taxas de juros básica da economia e ao consumidor e da mensuração do tempo médio de causalidade sobre as vendas de varejo. Por fim, as vendas de varejo são decompostas em vendas setoriais e avaliadas as mensurações de causalidade e tempo de causalidade das taxas de juros sobre os segmentos de varejo.
Título em inglês
The impact of the economic environment on consumption: a study on retail Sales
Palavras-chave em inglês
Causality decomposition
Forecasting models
Retail sales
VAR
Resumo em inglês
This work conducts an exploratory analysis on the behavior of retail sales in the brazilian economy. The analysis starts by identifying relevant economic variables in determining retail sales. The identification leans on other researches and causality tests. The identification results are validated by the contruction of a forecasting model for retail sales. The relevance of causal variables is assessed by comparing the forecasting performance of univariate models against the multivariate model. The work deepens the analysis of the causal variables by measuring the causality of the basic interest rate and the consumer interest rate over retail sales and by measuring the average time of the causality. The same analysis is extended to industry sectors in the retail sales.
 
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IuriLazierVC.pdf (1.62 Mbytes)
Data de Publicação
2014-01-28
 
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