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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.12.2013.tde-21012014-144548
Documento
Autor
Nombre completo
Iuri Lazier
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Merlo, Edgard Monforte
Oliveira Filho, Bolivar Godinho de
Paiva, Eduardo Vieira dos Santos
Título en portugués
O impacto da conjuntura econômica sobre o consumo: um estudo sobre as vendas no varejo
Palabras clave en portugués
Causalidade
Previsão - Análise de séries temporais
VAR
Vendas a varejo
Resumen en portugués
Este trabalho realiza uma análise exploratória do comportamento das venda de varejo na economia brasileira. O estudo parte da identificação de variáveis econômicas relevantes na determinação das vendas de varejo. A identificação apoia-se em proposições de outros estudos e testes de causalidade. O resultado da identificação é validado por meio da construção de um modelo de previsão de vendas no varejo. A relevância da causalidade das variáveis é verificada pela comparação do desempenho do modelo multivariado em relação ao desempenho de modelos univariados. Em seguida, o trabalho aprofunda a análise da relevância das variáveis por meio da mensuração da causalidade das taxas de juros básica da economia e ao consumidor e da mensuração do tempo médio de causalidade sobre as vendas de varejo. Por fim, as vendas de varejo são decompostas em vendas setoriais e avaliadas as mensurações de causalidade e tempo de causalidade das taxas de juros sobre os segmentos de varejo.
Título en inglés
The impact of the economic environment on consumption: a study on retail Sales
Palabras clave en inglés
Causality decomposition
Forecasting models
Retail sales
VAR
Resumen en inglés
This work conducts an exploratory analysis on the behavior of retail sales in the brazilian economy. The analysis starts by identifying relevant economic variables in determining retail sales. The identification leans on other researches and causality tests. The identification results are validated by the contruction of a forecasting model for retail sales. The relevance of causal variables is assessed by comparing the forecasting performance of univariate models against the multivariate model. The work deepens the analysis of the causal variables by measuring the causality of the basic interest rate and the consumer interest rate over retail sales and by measuring the average time of the causality. The same analysis is extended to industry sectors in the retail sales.
 
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IuriLazierVC.pdf (1.62 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-01-28
 
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