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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2022.tde-20102022-213427
Documento
Autor
Nome completo
Batista Salgado Gigliotti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Júnior, Moacir de Miranda Oliveira (Presidente)
Borini, Felipe Mendes
Coelho, Diego Bonaldo
Melo, Pedro Lucas de Resende
Título em português
Impacto da escolha do mecanismo de transferência de conhecimento no desempenho das franquias brasileiras
Palavras-chave em português
Desempenho
Franquia
Transferência de conhecimento
Resumo em português
O sistema de franquias tem atraído a atenção do mercado e da academia porque pode proporcionar ganho de escala, bem como amplitude do reconhecimento da marca - sob o ponto de vista do franqueador -, e sendo visto como alternativa na redução de riscos, por parte do franqueado. Considera-se que tal sistema é bem-sucedido quando possibilita resultados financeiros positivos a todos aqueles que investiram seus recursos. A presente pesquisa quantitativa tem como objetivo analisar o grau de influência das distintas ferramentas de transferência de conhecimento (mecanismos) entre franqueador e franqueado no desempenho das unidades franqueadas, tendo como orientação bibliográfica as teorias de Recursos (RBV-Resource-Based View), de Conhecimento principalmente a KBV-Knowledge-Based View, da Riqueza das Informações, e das publicações relativas ao setor de franquias. As variáveis dependentes escolhidas para medir o desempenho financeiro são a lucratividade e a rentabilidade das unidades da rede. As variáveis independentes os mecanismos de transferência de conhecimento são inicialmente agrupadas e classificadas entre aquelas de baixo grau de riqueza de informação (LIR), cujo foco está na troca e na apreensão de conhecimento explícito ou codificado (por exemplo, relatórios, manuais, e-mails, intranet e banco de dados), e aquela de alto grau de riqueza de informação (HIR), cujo foco está na troca de conhecimento tácito ou não codificado (por exemplo, treinamento em classe, treinamento em campo, seminários, visitas às unidades e encontros formais). A conclusão é a de que a escolha dos mecanismos de transferência de conhecimento impacta em maior grau a rentabilidade e em menor grau a lucratividade. Pelos resultados obtidos, em ambas as fases (pré-abertura e pós-abertura) a escolha por mecanismos do grupo HIR impactam a rentabilidade, mas não há indícios de que impacte a lucratividade. A escolha pelos mecanismos do grupo LIR no período pré- abertura da unidade parece impactar tanto a lucratividade, como a rentabilidade. Já a escolha pelos mecanismos do grupo HIR no período pós-abertura da unidade parece impactar a rentabilidade.
Título em inglês
Impact of the choice of knowledge transfer mechanism on the performance of Brazilian franchises
Palavras-chave em inglês
Franchising
Knowledge transfer
Performance
Resumo em inglês
The franchise system has attracted the attention of the market and the academia because it can provide scale gains, as well as breadth of brand recognition - from the franchisor's point of view - and is seen as an alternative in risk reduction by the franchisee. Such a system is considered successful when it enables positive financial results for all those who have invested their resources. This quantitative research aims to analyze the degree of influence of different knowledge transfer tools (mechanisms) between franchisor and franchisee on the performance of franchised units, having as bibliographic guidance the Resource theories (RBV-Resource-Based View), KBV- Knowledge-Based View, Information Richness, and publications related to the franchising sector. The dependent variables chosen to measure financial performance are the profitability and the rate of return of the network's units. The independent variables the knowledge transfer mechanisms are initially grouped and classified among those with a low degree of information richness (LIR), whose focus is on the exchange and apprehension of explicit or codified knowledge (for example, reports, manuals, e-mails, intranet and database), and high information richness (HIR), whose focus is on the exchange of tacit or uncodified knowledge (e.g., in-class training, field training, seminars, visits units and formal meetings). The conclusion is that the choice of knowledge transfer mechanisms has a greater impact on profitability and to a lesser extent on profitability. Based on the results obtained, in both phases (pre-opening and post-opening) the choice of mechanisms of the HIR group has an impact on rate of return, but there is no evidence that it impacts profitability. The choice of LIR group mechanisms in the pre-opening period of the unit seems to impact both profitability and rate of return. The choice for the mechanisms of the HIR group in the post-opening period of the unit seems to have an impact on rate of return.
 
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Data de Publicação
2022-11-07
 
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