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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2013.tde-20082013-150104
Documento
Autor
Nome completo
Marco Antônio Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Sauaia, Antonio Carlos Aidar (Presidente)
Mello, Gilmar Ribeiro de
Dias Junior, Claudelino Martins
Oliveira, Murilo Alvarenga
Spers, Renata Giovinazzo
Título em português
Laboratório de gestão: jogo de empresas com pesquisa para a formação crítica em administração
Palavras-chave em português
Administração - Pesquisa
Jogos de empresas
Laboratório de gestão
Simulador organizacional
Resumo em português
Um dos desafios das escolas de Administração tem sido preparar profissionais capazes de tomar decisões de forma crítica e criativa para atuar em um ambiente de negócios em rápida transformação. Com vistas a este propósito surgiu no grupo de pesquisas SIMULAB, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP/SP, o Laboratório de Gestão, um ambiente de ensino, aprendizagem e pesquisa fundamentado em três pilares conceituais: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. O objetivo deste estudo foi averiguar como as atividades desenvolvidas no Laboratório de Gestão propiciaram uma formação crítica em Administração à luz das diretrizes curriculares brasileiras, do pensamento crítico, da formação docente e de estratégias de ensino e aprendizagem em Administração. Foi conduzido um estudo de caso único, qualitativo e interpretativo, apoiado por fontes primárias de evidências: uma entrevista em profundidade com o idealizador do Laboratório de Gestão, o professor Antonio Carlos Aidar Sauaia; um levantamento por meio de questionário aplicado aos professores do grupo SIMULAB; a observação direta das atividades em sala de aula; o exame dos artigos científicos produzidos pelos estudantes de graduação em Administração da FEA/USP/SP. A análise de conteúdo dos materiais produziu indícios e evidências de que as atividades vivenciais no jogo de empresas e a pesquisa aplicada desenvolveram o pensamento crítico dos estudantes. Destacaram-se como exemplos: a crítica ao modelo de Porter (inclusão do Governo como a sexta força no modelo das 5 forças); a aplicação ampliada da teoria das restrições de Goldratt, numa perspectiva multifuncional, para além da área de Produção. Foi possível concluir que se faz necessário o envolvimento de dirigentes e coordenadores das instituições de ensino superior para a construção de uma nova cultura de ensino-aprendizagem, além da adequada preparação dos professores para a condução do Laboratório de Gestão como estratégia promotora da formação crítica em Administração.
Título em inglês
Management laboratory: business game and research for critical thinking
Palavras-chave em inglês
Administration
Applied research
Business
Critical thinking
Game
Management laboratory
Organizational simulator
Resumo em inglês
One of the challenges faced by Business Administration Schools has been to prepare professionals to become creative decision makers and critical thinkers in a rapidly changing business environment. Toward this purpose it was created in SIMULAB, a research group at the School of Economics, Administration and Accounting, University of São Paulo - FEA/USP/SP, the Management Laboratory: a teaching, learning and research environment based on three conceptual pillars: organizational simulator, business game and applied research. The aim of this study was to examine how the activities developed in the Management Laboratory provide a critical education for Business Administration according to the literature on management education, critical thinking, teacher training, and teaching and learning strategies. It was conducted a qualitative and interpretative single case study, based on the following primary sources of evidences: an in depth interview with Professor Antonio Carlos Aidar Sauaia, the Management Laboratory creator; a survey applied to SIMULAB professors; the direct classroom observation, and the examination of scientific papers produced by Business Administration undergraduate students in the Management Laboratory at FEA/USP/SP. The content analysis produced evidences that business game combined with applied research as experiential activities developed students critical thinking abilities. For example: a critique of Porter's model (addition of the Government as the sixth force in the five forces model); besides, the extended application of Goldratt's Constraint Theory, under a multifunctional perspective, beyond the functional area of Production. As a conclusion higher education institutions stakeholders as directors and coordinators, could be engaged in order to build a new teaching and learning culture, in addition to professors' training programs for effective conduction of Management Laboratory.
 
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Data de Publicação
2013-08-26
 
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