• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2004.tde-20072004-110253
Document
Auteur
Nom complet
Diogenes de Souza Bido
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Moreira, Daniel Augusto (Président)
Correa, Henrique Luiz
Gozzi, Sergio
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza
Profeta, Rogério Augusto
Titre en portugais
O ensino de administração da produção e operações na cidade de São Paulo: um estudo comparado de programas e livros didáticos utilizados nos cursos de graduação em administração de empresas.
Mots-clés en portugais
Administração - Estudo e ensino
Administração da Produção e Operações
Ensino superior
Resumé en portugais
O ensino de Administração da Produção e Operações (APO) foi investigado em quatro formas complementares: através da revisão da literatura; análise dos conteúdos dos livros didáticos; análise das questões do Exame Nacional de Cursos (Provão) e análise dos programas das disciplinas de APO dos cursos de graduação em Administração de Empresas da FEA-PUC-SP, FEA-USP e FGV-EAESP, que foram consideradas as principais escolas de Administração do município de São Paulo. Quanto aos conteúdos de APO, os resultados convergiram para uma lista de 25 tópicos principais que deveriam ser tratados tanto nos livros didáticos de APO, quanto nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Através das respostas aos questionários enviados aos professores, bem como contatos telefônicos, por e-mail e in loco, foram obtidas informações que complementaram a análise do conteúdo de APO, mas também permitiram as seguintes comparações: as três escolas possuem de quatro a cindo disciplinas obrigatórias de APO, totalizando 230 horas no curso, que ainda conta com disciplinas optativas, sendo que a FEA-USP oferece apenas uma disciplina, enquanto a FEA-PUC-SP e a FGV-EAESP oferecem oito; Slack et al. (2002) é o livro mais recomendado para as disciplinas de Administração da Produção e operações, mas para as disciplinas ligadas à Administração de Materiais não há um livro que predomine, além disso, os professores têm complementado seus cursos com apostilas; o método de ensino e o sistema de avaliação nas três escolas possuem vários pontos em comum e o Provão não tem sido utilizado como recurso didático; finalmente, nas três escolas o corpo docente está organizado em áreas ou departamentos, sendo a área de produção uma das menores na FEA-USP e na FGV-EAESP. Sendo poucos os professores, deveriam, então, ter alto número de carga horária. Apesar disso, os professores do Departamento de Produção da FGV-EAESP possuem a menor carga horária na graduação, quando comparados com as outras duas escolas.
Titre en anglais
The education of production and operations management in the city of São Paulo: a comparative study of programs and didatic books used in the graduation courses in business administration.
Mots-clés en anglais
Administration - Study and education
Production and Operations Management
Superior education
Resumé en anglais
Production and Operations Management (POM) teaching has been investigated in four different supporting ways: from literature review, books content, Brazil´s National Exam questions, and discipline program analysis, all of them related to POM, and taking place in FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração – Business Economics College of University of São Paulo) Business Management Courses, PUC-SP (Catholic University of São Paulo), and FGV-EAESP, most renowned Business Schools in São Paulo. Results concerning POM drove to 25 main listed topics which should be referred not only in POM school books, but also in Management graduation courses. Upon answers to the questions sent to professors, phone contacts, e-mails and locals, some information was collected, which led to the following comparison levels: the mentioned schools above have 4 or 5 primary course disciplines related to POM, totalizing 230 hours, and there are still free choice program students. FEA-USP offers just one disicipline, while FEA-PUC-SP, and FGV-EAESP offer eight. Slack et al. (2002) is the most recomended book concerning POM disciplines, but for the ones related to Material Management there is no such prevailing book. Besides, professors have been meeting their courses content goal using their own notes. Teaching methods, and grading systems in those schools have common views and the National Exam has not been used as a reference or a pattern. Finally, the faculty in those three schools is divided into areas or departments. The Production area is one of the smallest in FEA-USP and FGV-EAESP, and as a result of it, FGV-EAESP Production Department professors have the smallest number of classes in graduation courses, compared to the other two schools, though as they are so few, those teachers were expected to have great numbers of classes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
teseBIDO.pdf (1.83 Mbytes)
Date de Publication
2004-07-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.