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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.12.2005.tde-20022006-170931
Documento
Autor
Nombre completo
Neila Conceição Viana da Cunha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Santos, Silvio Aparecido dos (Presidente)
Carvalho, Hélio Gomes de
Ferreira, Ademir Antonio
Fischmann, Adalberto Americo
Palma, Manuel Antonio Molina
Título en portugués
As práticas gerenciais e suas contribuições para a capacidade de inovação em empresas inovadoras
Palabras clave en portugués
capacidade de inovação
empresa inovadora
práticas gerenciais
Resumen en portugués
A pesquisa teve como objetivos identificar quais as práticas gerenciais criadas internamente, ou simplesmente absorvidas de outras empresas que estão sendo utilizadas pelas empresas inovadoras; e analisar como estas práticas contribuem para a capacidade de inovação manifestada nas empresas pesquisadas. As questões de pesquisa respondidas foram: quais as práticas gerenciais adotadas nas empresas inovadoras em estudo que contribuem para a capacidade de inovação manifesta; e como estas práticas gerenciais contribuem para a capacidade de inovação das empresas em estudo. A pesquisa parte do pressuposto que a inovação não é gerada apenas por resultados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As práticas gerenciais antecedem e, em princípio, podem contribuir para a capacidade de inovação da empresa. O pressuposto assumido nesta tese é que a inovação é de natureza empresarial e não simplesmente de natureza tecnológica. O método utilizado foi o estudo de múltiplos casos. Foram analisadas 5 empresas de grande porte, consideradas inovadoras. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, a observação direta e a análise de dados secundários, tais como relatórios anuais, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e o conteúdo das páginas institucionais destas empresas na Internet. As práticas gerenciais foram classificadas em cinco categorias: estratégia e posicionamento de mercado, estrutura e ambiente organizacional interno, gestão de tecnologia, gestão de pessoas e gestão de parcerias. Entre as práticas identificadas estão: antecipar necessidades dos clientes; prospecção tecnológica; avaliação constante de produtos; ambientes abertos; comunicações horizontais e verticais; poder descentralizado; estrutura em rede; formação de grupos multidisciplinares; acompanhamento contínuo de processos; estímulo ao empreendedorismo corporativo; estímulo à criatividade; tolerância ao erro; desenvolvimento de competências; horário de trabalho flexível; criação e manutenção de laboratórios; registro de patentes; proteção das tecnologias; formação de parcerias; entre outras. Os resultados da pesquisa replicam a teoria, mostrando que as práticas adotadas acrescentam contribuições para a capacidade de inovação das cinco empresas inovadoras analisadas. As pessoas são motivadas a inovar. As práticas promovem a sinergia entre as pessoas e as diversas áreas da empresa, criando um ambiente propício à inovação.
Título en inglés
The management practices and their contributions to innovation capability in innovation firms
Palabras clave en inglés
innovation firm and innovation capability
management practices
Resumen en inglés
The objective of this research is to identify the internal management practices created or absorbed by other firms that are being used by innovation firms and to analyze how it contributes to the innovation capability present in the firms analyzed. The questions research answered were: what are the management practices used in the innovation firms studied that contribute to innovation capability and how they contribute to the innovation capability of the firms studied. There is a presupposition that innovation is not only created by research and development results. The management practices are preceding and can contribute to the innovation capability of firms. The nature of innovations is entrepreneurial and not only technological. The method used was a multiple case study. Five big firms, considerate innovative, were analyzed. The data collected was by interview, direct observation and secondary data analyzes, such as annual reports, papers from national and international periodicals and the content of institutional sites of firms in the Internet. The management practices were classified into five classes: strategy and market position, network and internal organization environment, technology management, people management and partnership management. Among the practices identified there are: anticipating consumer needs; technology prospecting; constantly product evaluate; open door policy; horizontal and vertical open communication; power decentralized; networks; multidisciplinary groups; continued accompaniment of process; incentive intrapreneurship; stimulus to creativity; mistakes tolerance; competence development; time work flexible; create and maintenance of laboratory; patent registers; technology protections; partnership formation. The results of research reply the theory and it shows that the management practices adopted ads contributions to innovation capability of five innovation firms analyzed. People are motivated to innovate; the management practices do a synergy among the people and the different areas of company and it creates an environment propitious to innovation.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-04-04
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CUNHA, Neila Conceição Viana, MOLINA-PALMA, Manuel Antonio, e SANTOS, Silvio Aparecido. As práticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação: estudo de múltiplos casos. Adm MADE [online], 2007, vol. 12, p. 107-132. [acesso 2012-04-09]. Disponível em : <http://www.estacio.br/revistamade/made_2008_3.pdf>
  • CUNHA, Neila, e SANTOS, Silvio Aparecido. AS PRÁTICAS GERENCIAIS E A INOVAÇÃO EMPRESARIAL: : ESTUDO DE EMPRESAS LÍDERES EM INOVAÇÃO. Revista Alcance [online], 2005, vol. 12, n. 3, p. 353-372. [acesso 2012-04-09]. Disponível em : <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/ra/article/view/235>
  • CUNHA, Neila, e SANTOS, Silvio Aparecido. Desvendando a capacidade de inovação em empresas de alto conteúdo tecnológico. In [CD-ROM], , .
  • CUNHA,, Neila, e SANTOS, Silvio Aparecido. As Práticas Gerenciais Adotadas nas Empresas Líderes em Inovação para Promover o Empreendedorismo Co. In [CD-ROM], , .
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