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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-19102023-111611
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Menoncin de Carvalho Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Goncalves, Marilson Alves (Presidente)
Muscat, Antonio Rafael Namur
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza
Título em português
Os fatores localizacionais determinantes do investimento direto estrangeiro realizado na região metropolitana de Campinas no período de 1998 a 2002
Palavras-chave em português
Administração
Economia regional
Geografia econômica
Investimentos
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo investigar os fatores localizacionais determinantes do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em uma região, tomando-se por base a "Teoria da Localização" e a "Teoria Econômica", dentro do contexto da "Nova Geografia Econômica", sendo incorporados os conceitos de motivação (para realizar o investimento externo) e de sucesso (a partir das vantagens intrínsecas às empresas multinacionais). Parte-se do pressuposto que a mudança nos fluxos de negócios internacionais ("Nova Geografia Econômica") não influencia na decisão de uma empresa multinacional localizar suas atividades no estrangeiro. Desta forma, procura-se investigar os aspectos relativos aos fatores localizacionais considerados pelas empresas multinacionais, utilizando-se de um "Modelo Teórico de Pesquisa", elaborado para dar compreensão e direção às questões. Pesquisou-se onde aplicar o modelo, e a Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou características aderentes ao mesmo. Para responder às questões desta pesquisa, após uma seleção e identificação de empresas e executivos que passaram ativamente por estes processos, foram levantados dados em 18 entrevistas pessoais - diretores e gerentes - de 14 empresas, que representaram 62% de todo o valor investido por estrangeiros na região, de 1998 a 2002, período no qual o Brasil inseriu-se no novo contexto econômico mundial. Os resultados mostram os fatores localizacionais considerados pela vivência destas empresas, e avaliam a utilização do modelo utilizado para a pesquisa, contribuindo para atualizar as abordagens às questões de localização.
Título em inglês
The locational factors determining foreign direct investment made in the metropolitan region of Campinas in the period from 1998 to 2002
Palavras-chave em inglês
Administration
Economic geography
Investments
Regional economy
Resumo em inglês
This dissertation aims to investigate the locational factors determining Foreign Direct Investment (FDI) in a region, based on the "Location Theory" and "Economic Theory", within the context of the "New Economic Geography", being the concepts of motivation (to carry out external investment) and success (based on the advantages intrinsic to multinational companies) are incorporated. It is assumed that the change in international business flows ("New Economic Geography") does not influence the decision of a multinational company to locate its activities abroad. In this way, we seek to investigate aspects related to the locational factors considered by multinational companies, using a "Theoretical Research Model", designed to provide understanding and direction to the issues. Research was carried out on where to apply the model, and the Metropolitan Region of Campinas (RMC) presented characteristics that adhere to it. To answer the questions of this research, after a selection and identification of companies and executives that actively went through these processes, data were collected in 18 personal interviews - directors and managers - from 14 companies, which represented 62% of the entire amount invested by foreigners in the region, from 1998 to 2002, a period in which Brazil entered the new global economic context. The results show the locational factors considered by the experience of these companies, and evaluate the use of the model used for the research, contributing to updating approaches to location issues.
 
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Data de Publicação
2023-10-19
 
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