• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2022.tde-19102022-205829
Document
Auteur
Nom complet
Nágila Giovanna Silva Vilela
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Casado, Tania (Président)
Lourenço, Mariane Lemos
Ribeiro, Marcelo Afonso
Vasconcellos, Liliana
Titre en portugais
Tipos psicológicos e sucesso subjetivo na carreira docente
Mots-clés en portugais
Carreira docente
Estágios da carreira
Sucesso na carreira
Sucesso subjetivo
Tipos psicológicos
Resumé en portugais
Tradicionalmente, as carreiras são julgadas externamente por medidas objetivas, tais como posição hierárquica, status e salário, permitindo que o sucesso na carreira seja diretamente observado por terceiros, a partir de critérios visíveis e padronizados. No entanto, tem crescido o interesse pelo componente subjetivo da carreira, em que os próprios indivíduos apreciam suas carreiras e mensuram o sucesso subjetivo (SS) por meio de indicadores como impacto positivo, autorrealização, equilíbrio trabalho-vida, sucesso financeiro, entre outros. Pesquisas anteriores têm demonstrado que um dos preditores do sucesso na carreira é a personalidade. A personalidade foi estudada pelo psiquiatra Carl Gustav Jung, por meio da teoria chamada de Psicologia Analítica. Ele constatou, a partir de sua prática médica, que existem diferentes tipos de personalidade, aos quais deu o nome de tipos psicológicos. Diante disso, esta tese tem como objetivo geral investigar a relação entre tipos psicológicos e sucesso subjetivo na carreira docente. A pesquisa foi quantitativa, descritiva e transversal, e a coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira, um questionário online, contendo os itens da The Dual Aspect Importance & Achievement Career Success Scale (DAIA-CSS) e questões de caracterização do respondente; a segunda, o Diagnóstico de Tipos Psicológicos (DTP©), enviado para todos os respondentes da primeira etapa. A amostra foi composta por 729 professores universitários federais que concluíram as duas etapas da coleta de dados. Uma segunda amostra, de 999 professores, foi utilizada para a validação da DAIA-CSS. As principais técnicas de análise de dados foram Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais, ambas estimadas pelo pacote lavaan, no software R com auxílio da interface RStudio®. Os resultados demonstraram que: (1) há uma predominância de professores dos tipos introvertido, sensação, pensamento e julgamento; (2) existem evidências para a validade da estrutura fatorial da DAIA-CSS; (3) em ordem decrescente, a importância das dimensões do SS para os professores federais incluiu: segurança financeira, impacto positivo, equilíbrio trabalho-vida, aprendizado e desenvolvimento, relações de trabalho positivas, sucesso financeiro e empreendedorismo; (4) apesar de estudos anteriores afirmarem que as pesquisas sobre sucesso na carreira devem considerar os diferentes estágios, não foram encontradas evidências do efeito moderador do estágio da carreira na relação entre tipos psicológicos e SS; (5) há uma associação positiva e significante da variável latente de estágio da carreira com o SS, indicando que quanto mais elevada a idade dos professores, maior experiência profissional e docente, e mais tempo de trabalho na universidade, maior a percepção de SS; e (6) existe uma relação direta entre os tipos psicológicos e o SS, sendo que os professores dos tipos introvertido e percepção possuem consistentemente menores níveis de SS do que aqueles dos tipos extroversão e julgamento, respectivamente. Não foram observadas diferenças entre os tipos sensação e intuição e pensamento e sentimento. Ao final, são apresentadas as limitações do estudo, contribuições nos âmbitos teórico, prático e social, bem como sugestões para pesquisas futuras.
Titre en anglais
Psychological types and subjective success in the teaching career
Mots-clés en anglais
Career stages
Career success
Psychological types
Subjective success
Teaching career
Resumé en anglais
Traditionally, the careers are judged externally by objective measures, such as hierarchical position, status and salary, it allows career success to be directly observed by third parties, based on visible and standardized criteria. However, interest in the subjective component of the career has grown, in which individuals themselves appreciate their careers and they measure the subjective success (SS) through indicators such as positive impact, self-fulfillment, work-life balance, financial success, among others. Previous research has shown that one of the predictors of career success is personality. Personality was studied by psychiatrist Carl Gustav Jung, through the theory called Analytical Psychology. He found, from his medical practice, that there are different personality types, which he called psychological types. Therefore, this thesis aims to investigate the relationship between psychological types and subjective success in the teaching career. The research was quantitative, descriptive and cross-sectional, and data collection was carried out in two stages: the first, an online questionnaire, containing items of The Dual Aspect Importance & Achievement Career Success Scale (DAIA-CSS) and questions to characterize the respondent; the second, the Diagnosis of Psychological Types (DTP©), that was sent to all respondents in the first stage. The sample consisted of 729 federal university professors who completed the two stages of data collection. A second sample of 999 teachers was used to validate the DAIA-CSS. The main data analysis techniques were Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling, both estimated by the lavaan package, in the R software with the aid of the RStudio® interface. The results showed that: (1) there is a predominance of teachers of the introversion, sensation, thinking and judgment types; (2) there are evidence for the validity of the DAIA-CSS factor structure; (3) in descending order, the importance of the SS dimensions for federal teachers included: financial security, positive impact, work-life balance, learning and development, positive work relationships, financial success and entrepreneurship; (4) despite previous studies claim that research on career success should consider different stages, the evidence wasn't found of a moderating effect of career stage on the relationship between psychological types and SS; (5) there is a positive and significant association of the latent variable of career stage with SS, because it indicates that the higher the age of the professors, the greater the professional and teaching experience, and the longer they have worked at the university, the greater the perception of SS; and (6) there is a direct relationship between psychological types and SS, with teachers of the introversion and perceptive types, cause they, consistently, have lower levels of SS than those of the extraversion and judgment types, respectively. The differences weren't observed between sensation and intuition and thinking and feeling types. At the end, the limitations of the study, contributions in the theoretical, practical and social spheres, as well as suggestions for future research are presented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.