Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.12.2006.tde-19102006-153357
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Fernando Guimarães
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Toledo, Geraldo Luciano (Président)
Alvarez, Francisco Javier Sebastian Mendizabal
Crescitelli, Edson
Rossi, George Bedinelli
Santos, Dilson Gabriel dos
Titre en portugais
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos
Mots-clés en portugais
marketing societal
marketing verde
propaganda ecológica
Resumé en portugais
Este trabalho, apresenta a análise de conteúdo de um conjunto de anúncios ecológicos
impressos, obtidos de empresas de setores econômicos diversos.
Objetivou a analisar a estrutura implícita desses anúncios, os apelos ecológicos utilizados, o
grau de profundidade com que o assunto ecologia era tratado pelas empresas pesquisadas.
Começa com uma revisão do referencial teórico abordando parâmetros da responsabilidade
social; conceitos de marketing estratégico e do marketing operacional; o marketing societal e
as relações entre a comunicação integrada de marketing e o marketing ambiental.
Como estrutura de análise, selecionou-se uma amostra de anúncios impressos escolhidos por
conveniência e por meio de uma análise estatística multivariada, utilizando a técnica do
Escalonamento Multidimensional (MDS), obteve-se um mapa perceptual que posiciona as
empresas de acordo com critérios de similaridade entre si.
Uma outra técnica de estatística multivariada - Análise de Conglomerados foi aplicada para
definir no mapa perceptual, os conglomerados que agrupam as empresas que se caracterizam
por serem mais homogêneas entre si.
Titre en anglais
Green marketing and the ecological advertisement: an analysis of the structure of the communication in announcements printed matters "
Mots-clés en anglais
green advertisement
green marketing
societal marketing
Resumé en anglais
This work presents an analysis of a sample of printed environmental ads attained from
companies of several economic sectors.
The purpose was to analyse the implicit structure of such an ads; its environmental appeals;
the depth of the ecologic matter was treated by the researched companies.
It satarts with a careful analysis of the theory concerning the social responsibility; the
strategic and operational marketing concepts; the societal marketing and the relationship of
the integrated marketing communications and the green marketing.
As analytical framework was used a convenience sample of printed ads and by a multivariate
data analysis using the MDS Multidimensional Scalling technic, a perceptual mapping was
built to positioning the companies in terms of similarity judments.
Another multivariate technic Hyerarchical Cluster Analysis was used as to define, in the
perceptual mapping, the clusters that contain the companies that was characterized as to be
homogeneous among themselves.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-10-20
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.