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Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Talita Rosolen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Comini, Graziella Maria (Presidente)
Iizuka, Edson Sadao
Barki, Edgard Elie Roger
Fischer, Rosa Maria
Título em português
Inovação social em grandes empresas: o processo de incorporação da temática à estratégia de negócio
Palavras-chave em português
Inovação
Inovação social
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade
Resumo em português
A expansão das indústrias e a evolução tecnológica trouxeram avanços expressivos para a economia e a qualidade de vida das pessoas nas últimas décadas. Contudo, contribuíram para o agravamento de muitos problemas sociais e ambientais. A partir da discussão sobre o papel e potencial de grandes empresas em contribuir com novas soluções que impactam positivamente a sociedade, este estudo propõe o seguinte objetivo geral: analisar se e como as grandes empresas incorporam inovação social aos seus negócios. A fim de se compreender um fenômeno social complexo, este estudo caracteriza-se como qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa de campo foi desenhada em duas etapas de modo a explorar diferentes perspectivas sobre o contexto e as práticas de inovação social em grandes empresas. A primeira etapa consistiu em entrevistas com cinco especialistas do campo. Já a segunda etapa foi composta por entrevistas em 16 grandes empresas com 22 profissionais que atuam nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, inovação e de suas fundações e institutos. Adicionalmente, foram coletados e analisados documentos que pudessem corroborar as falas dos entrevistados, evidenciar o posicionamento público das empresas e demonstrar a relevância desses casos ao estudo. A amplitude dos dados apurados permitiu obter um retrato geral do campo de estudo e identificar múltiplas iniciativas desenvolvidas na prática empresarial, ao mesmo tempo em que se baseou na perspectiva dos atores envolvidos. A análise evidenciou que as empresas percebem ser parte de um ecossistema de inovação social mais amplo e buscam compreender qual o seu papel dentro dele, bem como possíveis oportunidades de atuação. Todavia, muitas ainda estão em um estágio de aprendizado sobre o conceito e como inseri-lo em suas práticas de negócio. Foram verificados diversos tipos de iniciativas desenvolvidas interna e externamente, desde projetos de desenvolvimento territorial, ações de mitigação de impactos negativos, aprimoramento da cadeia de valor, até ações mais estratégicas, como o lançamento de novos produtos que atendam a uma necessidade social ou ambiental. A partir destas, foi possível perceber cinco diferentes níveis de incorporação da inovação social ao core business, desde iniciativas mais periféricas, em que a empresa investe principalmente recursos financeiros, até iniciativas intrinsecamente vinculadas às suas atividades essenciais, utilizando a inteligência empresarial para o desenvolvimento de novas soluções a problemas da sociedade. Foram levantados diversos fatores críticos que facilitam ou dificultam a inovação social, destacando-se a importância do engajamento da alta liderança e de compromissos e estrutura de sustentabilidade bem estabelecidos nos casos em que se verificou maior grau de incorporação à estratégia de negócio. Espera-se que este estudo proporcione subsídios para reflexões mais profundas acerca do papel e potencial das empresas, não somente em relação à mitigação de externalidades negativas de seus negócios, mas também como propulsoras de impactos positivos adicionais para a sociedade
Título em inglês
Social innovation in large companies: the process of incorporating the topic into business strategy
Palavras-chave em inglês
Corporate social responsibility
Innovation
Social innovation
Sustainability
Resumo em inglês
Industrial expansion and technological evolution have brought significant advances to the economy and people's quality of life in recent decades. However, these aspects have contributed to the aggravation of several social and environmental issues. Based on the discussion about the role and potential of large companies in contributing to new solutions that positively impact society, this study proposes the following general objective: to analyze if and how large companies incorporate social innovation into their business. In order to understand a complex social phenomenon, this study is characterized as qualitative, exploratory and descriptive. The field research was designed in two phases, to allow exploration of different perspectives on the context and practices of social innovation in large companies. The first phase consisted of interviews with five experts on the topic. The second phase consisted of interviews in 16 large companies with 22 professionals working in the areas of sustainability, corporate social responsibility, innovation, and its foundations and institutes. In addition, documents that could corroborate the respondents' statements highlight the public positioning of the companies and demonstrate the relevance of these cases to the study were collected and analyzed. The amplitude of the evaluated data allowed to obtain a general picture of the field of study and to identify multiple initiatives developed in business practice. This was achieved based on the perspective of the actors involved. The analysis evidenced that companies perceive to be part of a wider social innovation ecosystem and seek to understand their role within it, as well as possible opportunities for action. However, many are still at a learning stage about the concept and how to insert it into their business practices. Several types of initiatives developed internally and externally have been detected, from territorial development projects, actions to mitigate negative impacts, improvement of the value chain, to more strategic actions, such as the launching of new products that meet a social or environmental need. From these, it was possible to ascertain five different levels of social innovation's incorporation into the core business, from more peripheral initiatives, in which the company mainly invests financial resources, to initiatives intrinsically linked to its essential activities, using business intelligence for developing new solutions to society's problems. Several critical factors that facilitate or hinder social innovation have been raised, being the importance of high leadership engagement and well-established sustainability commitments and structure the common factors in cases where there has been a greater degree of incorporation into the business strategy. This study is expected to provide insights for deeper reflections on the role and potential of companies, not only in mitigating the negative externalities of their business, but also as propellers of additional positive impacts on society.
 
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CorrigidoTalita.pdf (2.09 Mbytes)
Data de Publicação
2019-09-23
 
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