• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-19052008-104749
Documento
Autor
Nombre completo
Liliana Vasconcellos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Fleury, Maria Tereza Leme (Presidente)
Costas, José Manuel Moran
Fischer, Andre Luiz
Guimaraes, Tomas Aquino
Kruglianskas, Isak
Título en portugués
Adoção de inovações : o uso do e-learning por colaboradores de uma empresa de telecomunicações
Palabras clave en portugués
Educação à distância
Educação corporativa
Inovações tecnológicas (Administração)
Tecnologia da informação
Resumen en portugués
A efetivação dos benefícios esperados com a implementação do e-learning na empresa depende da adoção desta inovação pelos colaboradores. Desta forma, a compreensão da adoção individual do e-learning fornece subsídios importantes para identificar potenciais resistências, possibilitando conduzir ações para maximizar a aceitação e aumentar a freqüência de uso. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam a adoção individual do e-learning pelos colaboradores da organização, utilizando como base o Modelo TAM - Technology Acceptance Model, proposto por DAVIS et al (1989). Inicialmente foi conduzida uma revisão bibliográfica tanto sobre Adoção de Inovações pelo indivíduo e pela organização, quanto sobre a Implementação do e-learning, visando a construção da fundamentação teórica do estudo. A primeira etapa da pesquisa empírica consistiu na revisão do modelo conceitual a partir de entrevistas com especialistas em elearning. Na segunda etapa, foi pesquisada uma grande empresa do setor de telecomunicações no Brasil, através de uma abordagem de múltiplos métodos, incluindo entrevistas com a equipe de e-learning, aplicação de questionário e análise de documentos. Com base nos 312 questionários válidos, respondidos por colaboradores, foram conduzidas as análise, incluindo análise fatorial, teste não paramétrico e regressão logística. O Modelo TAM mostrou-se adequado para compreender a adoção do e-learning e a inclusão no modelo do fator Ambiente Propício à Aprendizagem destaca-se como uma contribuição importante do presente trabalho. Os resultados da pesquisa confirmaram que a experiência com a inovação e o perfil do respondente podem alterar os fatores explicativos da adoção do e-learning. O fator Ambiente Propício à Aprendizagem destaca-se dos demais, uma vez que influencia positivamente tanto a intenção quanto o comportamento de uso do e-learning, reforçando a importância do ambiente organizacional na adoção da inovação. A Utilidade Percebida apresenta a influência mais importante na explicação da intenção de uso e uma influência negativa em relação ao comportamento de uso, resultado que pode ser explicado por uma possível frustração relacionada à participação em cursos de e-learning. Dentre as sugestões para ampliação da adoção do e-learning na empresa pesquisada, destacam-se: alinhamento dos conteúdos oferecidos com a necessidade, inovação na metodologia de e-learning, aumento do envolvimento da liderança e apoio para participação no e-learning durante a jornada de trabalho, identificação de grupos por afinidade para definição de ações específicas, melhor esclarecimento sobre o suporte técnico disponível, ampliação da divulgação e aprimoramento da navegação no e-learning.
Título en inglés
Adoption of innovations : the use of e-learning for employees a telecommunications company
Palabras clave en inglés
Education corporate
Education to distance
Information technology
Innovations technology (Administration)
Resumen en inglés
The expected benefits of e-learning for an organization depend upon its employees adopting this innovation. Therefore, understanding how individuals adopt e-learning, or resist doing so, can identify potential barriers to acceptance, and suggest actions which can be taken to maximize both e-learning's acceptance and its frequency of use. The main goal of this research is to analyze the factors which influence individual adoption of e-learning by the organization's employees, based on the Technology Acceptance Model - TAM, proposed by DAVIS et al (1989). Initial bibliographical research on individual and organizational adoption of innovation and of e-learning implementation was used to develop the theoretical framework. The conceptual model was tested through empirical research using interviews with e-learning specialists. In the second stage, a large organization from the telecommunication sector in Brazil was chosen to be studied through a multiple methods approach, including interviews with the organization's e-learning team, employee survey and document analysis. Factor analysis, non-parametric tests and logistic regression were conducted on the 312 valid questionnaires answered by the company's employees. The results show TAM is adequate for understanding the factors influencing e-learning adoption. The inclusion of the factor, Favorable Learning Environment, in the analytical framework proved to be an important contribution of the present study. The results confirmed that experience with this innovation and the survey participant's profile both can impact employees' perceptions regarding e-learning. The Favorable Learning Environment factor surpasses the others, since it influences both the e-learning Intention and Use Behavior factors in a positive way, and reinforces the relevance of the organization's environment in innovation adoption. The Perceived Usefulness factor is the most important in explaining Intention to Use; at the same time, it can be a negative influence for Use Behavior, which could be explained by possible frustration related to e-learning courses. Among the suggestions given to increase the e-learning adoption in the researched organization, the following could be mentioned: match the e-learning content with both employees' and organizational needs, innovate e-learning methodology, increase leadership involvement and support, encourage e-learning participation during work hours, give better information on available technical support, and improve e-learning communication and quality of system navigation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.