• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2000.tde-18082023-150839
Documento
Autor
Nome completo
Ruthberg dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Reinhard, Nicolau (Presidente)
Gonçalves, Carlos Alberto
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Takaoka, Hiroo
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Título em português
Uma análise da implantação do programa de introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na escola pública PROINFO/MEC
Palavras-chave em português
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Resumo em português
Este trabalho de pesquisa, organizado sob a forma de tese de doutorado, estuda o projeto de implantação da informática educativa nas escolas públicas, patrocinado pelo governo federal. Além de uma pesquisa, este trabalho também é composto por uma revisão bibliográfica sobre os principais assuntos abordados, tais como: tecnologia da informação, organizações, difusão de inovações, política de informações, administração de projetos e desenvolvimento organizacional. Para a execução da pesquisa exploratória, foi realizado um survey com uma amostra de 170 participantes do programa na função de multiplicadores. Além disso foram realizadas entrevistas com pessoas responsáveis pela implantação do projeto. Os resultados obtidos com a análise dos dados buscam traçar um quadro sobre a implantação de projetos com o modelo adotado pelo Prolnfo, além de buscar estabelecer ou não a relação entre alguns fatores, importantes para este tipo de projeto.
Título em inglês
An analysis of the implementation of the program for the introduction of new information and communication technologies in the PROINFO/MEC public school
Palavras-chave em inglês
Educational technology
Information technology
Resumo em inglês
This research, organized under the form of a doctoral thesis in Business Administration, studies the project on introduction of information systems technology in Brazilian public schools, sponsored by the federal government. Besides a research, this essay is also composed by a bibliographical revision on the main approached subjects, such as information technology, organizations, innovations diffusions, information politics, project management and organizational development. For the execution of the research, a survey was accomplished with a sample formed by 170 participants of the project in the function of multiplicador. There were also made interviews with the persons that conduct the project implementation. The results obtained with the analysis of the data, outline a chart on the implementation of projects that adopts the model used by Prolnfo, besides establishing the existence or not of relationships among same factors, considered important for this kind of project.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.