• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2000.tde-18052023-140158
Documento
Autor
Nombre completo
Wilson Massashiro Yonezawa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Reinhard, Nicolau (Presidente)
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Morgado, Eduardo Martins
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Zwicker, Ronaldo
Título en portugués
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
Palabras clave en portugués
Cooperação
Educação a distância
Ensino por computador
Internet
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas
Título en inglés
An analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the Internet
Palabras clave en inglés
Computer teaching
Cooperation
Distance education
Educational technology
Internet
Resumen en inglés
This work investigates the use of the concepts of translucent social systems, in the study of collaboration and group work through the construction and application of a distance learning environment on the Internet. Translucent social systems are virtual or non-virtual social environments, in which visibility is one of the mechanisms used to regulate social interactions. Based on these concepts, a CMC (Computer Mediated Communication) tool was built and integrated into an Internet-based distance learning environment. To evaluate the created environment, the content of a course was generated and applied in a real experiment involving the training of a large number of participants. The experiment included the collection of several measures related to: the student's visibility, collaboration, mobility and participation within the virtual environment under study. Quantitative analysis observed the interaction of dimensions visibility, collaboration, mobility and student participation in the teaching environment. In addition to the quantitative analyses, the research also observed that: the content and form of the course are critical success factors, that motivation depends on reinforcement, that skills in using technology are still critical, that people prefer to work synchronously, that participants face difficulties using the system's freedoms, using tools inappropriately or using more familiar tools rather than those most appropriate for specific situations
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.