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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2000.tde-18052023-140158
Documento
Autor
Nome completo
Wilson Massashiro Yonezawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Reinhard, Nicolau (Presidente)
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Morgado, Eduardo Martins
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Zwicker, Ronaldo
Título em português
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
Palavras-chave em português
Cooperação
Educação a distância
Ensino por computador
Internet
Tecnologia educacional
Resumo em português
Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas
Título em inglês
An analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the Internet
Palavras-chave em inglês
Computer teaching
Cooperation
Distance education
Educational technology
Internet
Resumo em inglês
This work investigates the use of the concepts of translucent social systems, in the study of collaboration and group work through the construction and application of a distance learning environment on the Internet. Translucent social systems are virtual or non-virtual social environments, in which visibility is one of the mechanisms used to regulate social interactions. Based on these concepts, a CMC (Computer Mediated Communication) tool was built and integrated into an Internet-based distance learning environment. To evaluate the created environment, the content of a course was generated and applied in a real experiment involving the training of a large number of participants. The experiment included the collection of several measures related to: the student's visibility, collaboration, mobility and participation within the virtual environment under study. Quantitative analysis observed the interaction of dimensions visibility, collaboration, mobility and student participation in the teaching environment. In addition to the quantitative analyses, the research also observed that: the content and form of the course are critical success factors, that motivation depends on reinforcement, that skills in using technology are still critical, that people prefer to work synchronously, that participants face difficulties using the system's freedoms, using tools inappropriately or using more familiar tools rather than those most appropriate for specific situations
 
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Data de Publicação
2023-05-24
 
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