• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-17102023-110824
Document
Auteur
Nom complet
Fanny Mori Niño
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Gouvea, Maria Aparecida (Président)
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho
Lage, Beatriz Helena Gelas
Titre en portugais
O processo de posicionamento estratégico nas empresas de serviços turísticos: um estudo de caso em agências de viagem da cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Administração estratégica
Agência de viagens - São Paulo (SP)
Marketing de serviço
Marketing estratégico
Marketing turístico
Resumé en portugais
Nas últimas décadas, tem sido observado um esforço crescente tanto acadêmico quanto profissional para desenvolver novos instrumentos de análise estratégica, visando a contribuir para o aprimoramento do processo decisório das empresas. Este trabalho visou estudar o processo de posicionamento estratégico nas empresas de serviços, particularmente em empresas de serviços turísticos: agências de viagens. O marco conceituai foi estabelecido mediante o levantamento da literatura sobre os aspectos principais da administração estratégica, do marketing estratégico, bem como dos processos de segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado. Além disso, focalizaram-se, na fundamentação teórica, aspectos relacionados ao marketing de serviços e ao marketing turístico. Por meio de uma pesquisa qualitativa, procurou-se verificar a presença ou ausência do conceito e da prática do processo de posicionamento estratégico e tentar descrever como este processo está sendo desenvolvido pelas agências de viagens. A pesquisa revelou interessantes depoimentos nos vários estratos amostrais, que sinalizaram estarem as agências de viagens ainda no estágio embrionário no desenvolvimento do processo de posicionamento de mercado. Ainda com base nos resultados obtidos, algumas recomendações estratégicas foram sugeridas como forma de contribuição para um melhor desempenho das empresas focalizadas.
Titre en anglais
The strategic positioning process in tourist service companies: a case study in travel agencies in the city of São Paulo
Mots-clés en anglais
Service marketing
Strategic management
Strategic marketing
Tourism marketing
Travel agency - São Paulo (SP)
Resumé en anglais
For the last years, it has been observed an academic and professional growing effort to develop new instruments of strategic analysis, looking for contributions for the improving take decision process of the companies. This work intended to study the process of strategic positioning in the service companies, mainly tourist services companies like travel agencies, located in São Paulo' city. The conceptual basis was established by the raising of the literature about main aspects of strategic management and strategic marketing, as well as of the processes of segmentation, differentiation and market positioning. Besides, in the theoretical base, some aspects were focused on referring to the marketing of services and to the tourist marketing. Based on a qualitative research, it intended to verify the presence or absence of the concept and the practice of the strategic position process, trying to describe how the travel agencies are developing this process. Moreover, the research revealed interesting answers in the several sample strata, that indicated that the travei agencies are still in the incipient stage referring to the development of the market positioning process. Based on the research results, some strategic recommendations were suggested in order to contribute to a better performance of the studied companies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MsFannyMoriNino.pdf (5.52 Mbytes)
Date de Publication
2023-10-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.