• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-17042023-112422
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo D'Emidio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Zwicker, Ronaldo (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Siqueira, João Paulo Lara de
Título em português
Um estudo das práticas de tecnologia da informação em empresas varejistas
Palavras-chave em português
Informação - Gerencimento
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Varejo
Resumo em português
A informação é um dos elementos principais para as empresas alcancarem vantagem competitiva, e se esta afirmação é uma realidade para empresas em geral, é em especial para empresas varejistas. Devido ao alto grau de competitividade no mercado atual, as organizações se vêem obrigadas a buscarem constantemente novas vantagens competitivas, novos mercados, a segmentar seus consumidores para procurar compreendê-los e atendê-los de forma diferenciada, a criar um relacionamento mais próximo com as outras partes da cadeia de suprimentos. As organizações se veem obrigadas a monitorar, coletar, organizar, processor e manter a informação de forma a criar diferenciais competitivos de mercado. Nota-se no varejo, que grande parte das empresas estão preocupadas em capturar dados sobre suas vendas, porém poucos varejistas estão efetivamente empenhados em transformar tais dados em informação que leve a um diferencial competitivo. Segundo Marchand et al (2000) pode-se medir o grau de orientação de uma organização a informação através das práticas de tecnologia da informação, práticas de gerenciamento da informação e comportamentos e valores de informação. O foco deste trabalho será estudar as práticas de tecnologia da informação e do gerenciamento da informação em empresas brasileiras de varejo.
Título em inglês
A study of information technology practices in retail companies
Palavras-chave em inglês
Information - Management
Information systems
Information technology
Retail
Resumo em inglês
Information is one of the main elements for companies to achieve competitive advantage, and if this is true for companies in general, it is particularly true to retail companies. Due to the high level of competition in the market, companies are being forced to search for new competitive advantages and markets, and to segment their customers to understand and serve them better in order to create a closer connection to the other parts of the supply chain. Companies are now faced with the challenge of monitoring, collecting, organizing, processing and storing information in order to create competitive advantages in the market. Most retail companies have put out efforts to collect data about their sales, but few are effectively committed to transforming such data into information that could result in competitive advantage. According to Marchand et al (2000) one could measure how much a company is oriented towards information through the use of information technology, information management practices and behavior and also the value of information. The focus of this work is studying information technology practices observed in Brazilian retail companies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MsMarceloDEmidio.pdf (3.10 Mbytes)
Data de Publicação
2023-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.