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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-17032023-132820
Documento
Autor
Nome completo
Raquel de Sá Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Veloso, Andres Rodriguez (Presidente)
Brito, Pedro Manuel dos Santos Quelhas Taumaturgo de
Lopes, Evandro Luiz
Mazzon, Jose Afonso
Título em inglês
The effect of music and voice congruence on attitude toward the advertising and purchase intention
Palavras-chave em inglês
Advertising
Consumer behavior
Music
Resumo em inglês
Consumer attention is considered a rare and precious resource. In other words, it is difficult to obtain and easily lost (Angell et al, 2016). Several studies indicate that music can impact consumers' behavior, such as attention, attitudes, purchase intention, etc. However, musical elements, such as the singers gender, can impact attitudes towards the advertising and purchase intention when the music style is congruent or incongruent with the advertising. To analyze the effect, literature concerning music congruence and voice was reviewed, and an experiment was conducted through an online survey. Results indicate that the singers voice does not moderate the music style-advertising congruence relation. However, several insights about the singers voice indicate that male and female voices can change the music style perception. The research suggests that music style may influence the attitude towards the advertising but not influence purchase intention.
Título em português
O efeito da congruência da música e da voz na atitude em relação à propaganda e na intenção de compra
Palavras-chave em português
Comportamento do consumidor
Música
Propaganda
Resumo em português
A atenção do consumidor é um recurso raro e precioso, ou seja, é difícil de ser obtido e pode ser facilmente perdido (Angell et al, 2016). Diversos estudos indicam que a música pode influenciar o comportamento do consumidor, como atenção, atitude, intenção de compra, etc. No entanto, a música é composta por diversos elementos e é incerto se a voz do cantor é um elemento capaz de afetar a atitude em relação à propaganda e a intenção de compra, em um contexto de congruência do estilo musical com a propaganda. Para analisar o efeito da voz, foi feita uma revisão de literatura sobre congruência e voz e, depois, conduzido um experimento por meio de um questionário online. Os resultados indicam que a voz não modera a relação de congruência entre o estilo musical e a intenção de compra e entre o estilo musical e a atitude em relação à propaganda. O resultado pode indicar que o gênero da voz pode mudar a percepção do estilo musical. A pesquisa sugere que o estilo musical pode influenciar na atitude em relação à propaganda, mas pode não influenciar na intenção de compra.
 
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Data de Publicação
2023-05-05
 
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