• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2007.tde-17032007-181922
Document
Auteur
Nom complet
Marco Antônio Silva de Castro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Polo, Edison Fernandes (Président)
Machado, Jorge Americo Silva
Toledo, Geraldo Luciano
Titre en portugais
Papel, importância e aplicação das estratégias competitivas genéricas: estudo de caso na indústria de açúcar
Mots-clés en portugais
Estratégia organizacional
Estudo de caso
Indústria açucareira
Resumé en portugais
A proposta do presente estudo é de contribuir para o conhecimento das estratégias competitivas genéricas. Para isto, tem como objetivo analisar a natureza das estratégias competitivas genéricas em suas principais dimensões relevantes a fim de compreender melhor seu papel, sua importância e sua aplicação no processo estratégico das empresas. Estratégias genéricas já eram conhecidas desde a década de 1960, mas a partir do livro de Michael E. Porter de 1980, Estratégia Competitiva, o tema ganhou grande impulso por meio de pesquisas, da literatura, do ensino e da prática. Constitui uma questão referente ao conteúdo e que importa ao processo estratégico das empresas na medida em que pode vir a possibilitar melhores decisões a fim de atingir seus objetivos e sua adequação ao ambiente de atuação em busca de um desempenho organizacional superior. Entretanto, os diversos aspectos relevantes acerca do tema encontram-se, de forma geral, dispersos na literatura da administração estratégica, carecendo de uma abordagem abrangente e estruturada que explore suas diversas dimensões de forma ampla e consolidada para compreender suas relações e sua amplitude para uma aplicação mais consciente e eficaz no processo estratégico das empresas. Para atingir seus objetivos, este estudo utiliza-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de natureza qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica. São estudados aspectos como a evolução do conceito, sua natureza e características principais, aplicações, tipologias mais proeminentes, riscos, requisitos à implementação, utilização de estratégias combinadas, generalização e contingencialidade, papel, importância e críticas ao conceito. Para aprofundar o estudo, complementá-lo e enriquecê-lo, é realizada uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso único e holístico a fim de investigar a aplicação do conceito em uma empresa da indústria brasileira de açúcar. Os resultados indicam que o conceito de estratégias competitivas genéricas surge na Nova América S.A. ? Agroenergia principalmente sob a forma de estratégia de diferenciação, desenvolvimento de mercados e desenvolvimento de produtos, e exerce no processo estratégico da empresa os papéis de direcionador organizacional e facilitador do processo de tomada de decisão estratégica. A Nova América S.A. ? Agroenergia, entretanto, aplica de maneira limitada o conceito de estratégias competitivas genéricas, basicamente na elaboração de alternativas estratégicas, mas este conceito assume importância em razão de contribuir para o posicionamento na indústria brasileira de açúcar e em fornecer alternativas de caminhos possíveis sobre como competir para um desempenho organizacional superior. A fundamentação teórica auxilia no esclarecimento da natureza, dos diferentes papéis desempenhados, das aplicações e da importância do conceito de estratégias competitivas genéricas para o processo estratégico das empresas. O estudo conclui que a abordagem do conceito não pode estar desvinculada de suas diferentes dimensões, relações e implicações para uma melhor compreensão do tema e sugere ainda a adequação das técnicas de identificação e classificação estratégica levantadas, analisadas e utilizadas nesta pesquisa. O enfoque abrangente e estruturado desta dissertação pode vir a ser utilizado como ponto de partida para estudos posteriores sobre o fenômeno das estratégias competitivas genéricas bem como servir de fonte de referência para empresas e seus altos administradores a fim de apoiar e aprimorar seu processo de tomada de decisão estratégica.
Titre en anglais
Role, importance and application of the generic competitive strategies: case study in a sugar industry
Mots-clés en anglais
Case study
Organizational strategy
Sugar industry
Resumé en anglais
The proposal of this study is to contribute for the acknowledgment of the competitive generic strategies. So its aim is to analyze the nature of the competitive generic strategies into their main dimensions in order to understand better their role, their importance, and their application onto the strategic process of the organizations. Generic strategies have ever been known since the 1960?s, but from Michael E. Porter?s book in 1980, Competitive Strategy, this theme has been developed through researches, literature, teaching, and practice. It makes up an issue to the content and that matters to the strategic process of the organizations regarding the possibility of better decisions intended to reach their goals and their fitness to the present environment seeking a superior organizational performance. However, the various relevant features as to the theme are generally found throughout the strategic management literature, dependent of a larger and structured approach which explores its main dimensions in a broad and consolidated way, in order to understand its relations and width for a more conscious and effective application into the strategic process of the organizations. This study uses an exploratory research of qualitative nature to achieve its goals, by a bibliographic survey. Consequently, some aspects are studied such as concept evolution, its nature and main features, applications, more important typologies, risks, requisites for the implementation, use of combined strategies, generalization and contingency, role, importance and critics to the concept. To get a deeper study, complement and enrich it, this work was carried out in a field research through a unique and holistic case study, in order to investigate the concept application into a company of the Brazilian sugar industry. The results demonstrate that the concept of generic competitive strategies comes out in Nova América S.A. ? Agroenergia chiefly dressed of differentiation strategy, market development and product development, and has been exercising the roles of organizational leader and facilitator of strategic decision taking process, in the strategic process of the company. Nevertheless Nova América S.A. ? Agroenergia have limitedly applied the generic competitive strategies concept basically in the elaboration of the strategic alternatives, but this concept assumes importance for contributing to positioning in the Brazilian sugar industry, and in offering alternatives of feasible ways on how to compete to a superior organizational performance. The theoretical survey supports the enlightenment of the nature, of the different roles performed, of the applications and of the importance of the concept of generic competitive strategies for the strategic process of the organizations. This study concludes that the approach cannot be disassociated from its various dimensions, relations, and issues for a better understanding of the theme, and we still have the utility and fitness of the techniques of identification and found strategic classification, analyzed and applied into this research. So, the large and structured focus of this dissertation may come to be used as the beginning point for later studies on the phenomenon of the generic competitive strategies as well as source of references for companies and their top management team in order to support and improve their strategic decision taking process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-03-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.