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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-16122022-114746
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Vinicius Cardoso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Wright, James Terence Coulter (Président)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Spers, Eduardo Eugenio
Titre en portugais
O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras
Mots-clés en portugais
Comércio Internacional
Empresas - Brasil
Planejamento estratégico
Resumé en portugais
O principal objetivo deste trabalho é mapear os mercados internacionais de bens populares e verificar quais destes têm maior potencial para a atuação bem-sucedida das empresas brasileiras. O trabalho analisa os potenciais econômicos e mercadológicos, bem como adiciona a análise outros aspectos importantes quando da atuação em um mercado internacional, como cultura, política e geografia. Assim, poder-se-á analisar os mercados de forma mais estruturada utilizando aspectos por vezes ignorados nas decisões sobre a escolha do mercado. Os dois temas, a saber, bens populares e a atuação internacional das empresas brasileiras vêm crescendo em importância desde a década de 90 e essa evolução pode ser vista na produção de conhecimento referente à internacionalização das empresas, enquanto o tema de bens populares está mais ligado a artigos e publicações sobre a atuação das empresas nos mercados internos de seus respectivos países. Este trabalho pretende ampliar o conhecimento sobre o tema bens populares, trazendo um estudo estruturado que poderá servir de base às futuras pesquisas na área da Administração. Ao analisar o referencial teórico, se pretende abordar a influência de temas como cultura, mercados e política, entre outros. Busca-se identificar estudos já relacionados ao tema de bens populares e ampliar o conhecimento com definições mais precisas de mercado de bens populares em termos econômicos, assim como apresentar alguns importantes mercados internacionais voltados a estes bens. Para tanto, serão acrescentados conceitos de cultura, político-institucionais e ainda de internacionalização e gestão global. A seguir, serão discutidos conceitos referentes à estratégia de atuação internacional, visto que a decisão de atuar nos mercados de bens populares está estritamente ligada às estratégias das empresas e à mercadologia. No item reservado à mercadologia apresenta-se o CAGE Framework como uma opção para a análise e escolha dos mercados internacionais. Em seguida, é apresentado o modelo gravitacional e uma análise crítica do mesmo, uma vez que este será a base da criação do modelo quantitativo desenvolvido no decorrer do trabalho. Finalizando a revisão teórica, apresentam-se fatores difícultadores da exportação brasileira. No que tange a metodologia de pesquisa, é proposto um estudo baseado em dados secundários, tendo como fontes dados do Banco Mundial, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além de publicações internacionais que tenham organizado esses dados. Após esse levantamento, os dados são analisados com base em um modelo quantitativo, o qual utiliza as variáveis encontradas na literatura para o comércio exterior do Brasil, realizando-se as adaptações que se façam necessárias. Os resultados encontrados na utilização do modelo são aplicados aos países com potencial popular, o que gerará uma classificação dos mesmos. Após a classificação dos países, estes são agrupados de forma a sugerir as melhores estratégias para atuação internacional de empresas brasileiras. Apresenta-se também, o estudo de caso de uma empresa brasileira atuante no mercado internacional de bens populares. O objetivo é ilustrar o trabalho com um caso real, o qual permite identificar variáveis atualmente utilizadas pela empresa com os aspectos teóricos sugeridos pelo estudo e os resultados encontrados pelo modelo, além de comparar seus resultados com o modelo matemático. Por fim, os resultados obtidos devem tanto apoiar as decisões de empresas brasileiras, quanto a sua atuação no mercado internacional de bens populares, bem como, suscitar discussão no ambiente acadêmico ao que se refere a adequação ou não à realidade das teorias de internacionalização.
Titre en anglais
The international market for popular goods: a mapping of potential markets for Brazilian companies
Mots-clés en anglais
Companies - Brazil
International Trade
Strategic planning
Resumé en anglais
The objective of this work is to map intemational markets focusing on popular goods and to verify which ones have higher potential for Braziiian companies operations success. This work add to the traditional economic and market potential analyzes other significant aspects such as culture, politics and geography. This allows that companies make a more structured approach when analyzing and deciding in which intemational markets they intend to operate. The studies of both topics, popular goods and Braziiian companies internationalization, have been growing significantly since early 90s. However, this evolution can be easier seen through the enterprise internationalization knowledge production. While the popular goods topic is basically related to articles and publications about company operations on their own home markets, the intemationalization topic was deeply researched, considering it is not a recent topic. However, it is a new issue in the Braziiian studies. This work intends to increase the knowledge about popular goods, introducing a structured study that may be the beginning of future researches on the Administration area. When analyzing the theory, it intends to broach the topics related to dimensions like culture, markets and politics. At first, it tries to identify researches related to the popular goods topic and then, to bring new definitions on what would be a popular goods market from an economic point of view, as well as to introduce some important international popular goods markets. Therefore, concepts of culture will be presented, in which ones will also be discussed the politics, internationalization and global management factors. Following, intemational strategy concepts will be examined, since the decision of operating on popular goods markets is strictly connected to a company strategy and also to marketing. On the marketing reserved item, it will introduce CAGE Framework, which suggests the usage of four relevant aspects on the intemational market selection. Next, the gravitational model is introduced, followed by a criticai review of it, since this model will be the basis for a quantitative model to be developed in the course of the work. And, concluding the theorical review, difficulties faced by Brazilian exporters are examined, from barriers and costs to the problems to get the goods to the final customer. The methodology proposed is a study based on secondary data, having as data sources the World Bank and, the Development, Industry and Commerce Ministry, among others, as well as international publications that have organized these data. After gathering this information, the data will be analyzed taking as basis a quantitative model that applies variables found on the Braziiian foreign trade literature, with adaptations being made as necessary. Results obtained with this model will then be applied on countries with popular potential, classifying them accordingly. A case study of a Braziiian company that operates on the international market of popular goods is also examined. The objective of this case study is to endow this work with a real case that may be used to identify variables used by companies nowadays, with theorical aspects suggested by this work and results found by using the model. The results found must support the decisions made by Brazilian companies, about their international market of popular goods operations, and also bring debates on the academic sphere about its suitability to the intemationalization theories reality.
 
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Date de Publication
2022-12-16
 
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