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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-15082022-103826
Document
Author
Full name
Fatima Cristina Trindade Bacellar
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Ikeda, Ana Akemi (President)
Angelo, Margareth
Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Campomar, Marcos Cortez
Godoy, Arilda Schmidt
Title in Portuguese
Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
Keywords in Portuguese
Marketing - Estudo e Ensino
Professores
Abstract in Portuguese
Os desafios do magistério são grandes e numerosos. Ser um professor universitário de Marketing traz ainda outras pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação à atividade de docência, a forma como encaram seus alunos de diferentes níveis e como vêem a própria disciplina que ensinam, assim como as diferenças que percebem nela e o que caracteriza seu ensino. O método de coleta de dados escolhido foi entrevistas individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a grounded theory. O estudo conclui que, no que se refere à docência, existe uma grande diversidade de trajetórias profissionais e uma busca de prazer associada à liberdade relativa e redução de estresse encontradas na profissão quando comparada à vida executiva. Quanto à interação com os alunos, para os que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de Mestrado/Doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. No que se refere à disciplina Marketing, observou-se uma preocupação constante em corrigir falsas impressões com relação ao Marketing envolvendo aspectos relacionados à ética, abrangência, credibilidade e superficialidade da disciplina e existência de conceitos objetivos subjacentes em contraposição à subjetividade ou à relatividade de sua prática; uma grande preocupação em estar atualizado; e uma preocupação em equilibrar conceitos e exemplos. Recursos didáticos, sobretudo, os audiovisuais são utilizados, mas com cuidado e, em alguns casos, com certa parcimônia, a fim de evitar que o professor seja confundido com um contador de causos sem consistência teórica. Por fim, sugere-se, a partir dos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
Title in English
Contributions to marketing teaching: revealing and understanding teacher's perspective
Keywords in English
Marketing - Study and Teaching
Teachers
Abstract in English
Teaching profession challenges are huge and plentiful. Being a Marketing professor brings more pressure came upon other sources. The aim of this study, exploratory and qualitative, is to raise the perspective of Marketing professors regarding teaching activity, the way they face their students at different leveis and the meanings of the subject they teach, as well as the differences perceived in Marketing as a discipline and what characterizes its teaching. The method of data collection was individual in-depth interviews and the method for works conduction and data analysis was the grounded theory. The study concludes that, referring to teaching, there is a great diversity of career paths and a search for pleasure associated to the relative freedom and stress reduction found in this profession compared to the executive life. Concerning the interaction with students, those who teach to all leveis tend to prefer Master/Doctoral students followed by students of college levei. At the same time, there is a negative reaction to the way professor evaluations are made and presented to students, although the practice itself is approved by the interviewees. Regarding Marketing as a discipline, a constant concern with the correction of misunderstandings of Marketing purpose and conception is noted and those involve aspects related to ethics, wideness, credibility, and superficiality of the discipline, as well as the existence of underlying objective concepts in contraposition to subjectivity or relativity associated to its practice. There is also a strong concern to be up-todated and to balance concepts and examples. Teaching tools, especially audiovisuais, are used but with some caution and, in some cases, parsimoniously, as a form of avoidance that the professor be seen as a story teller without theoretical consistency. Finally, grounded from interviewees reports, the implementation of Marketing philosophy and concepts into the classroom is suggested.
 
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Publishing Date
2022-08-15
 
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