• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-15082022-103826
Documento
Autor
Nombre completo
Fatima Cristina Trindade Bacellar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Ikeda, Ana Akemi (Presidente)
Angelo, Margareth
Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Campomar, Marcos Cortez
Godoy, Arilda Schmidt
Título en portugués
Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
Palabras clave en portugués
Marketing - Estudo e Ensino
Professores
Resumen en portugués
Os desafios do magistério são grandes e numerosos. Ser um professor universitário de Marketing traz ainda outras pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação à atividade de docência, a forma como encaram seus alunos de diferentes níveis e como vêem a própria disciplina que ensinam, assim como as diferenças que percebem nela e o que caracteriza seu ensino. O método de coleta de dados escolhido foi entrevistas individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a grounded theory. O estudo conclui que, no que se refere à docência, existe uma grande diversidade de trajetórias profissionais e uma busca de prazer associada à liberdade relativa e redução de estresse encontradas na profissão quando comparada à vida executiva. Quanto à interação com os alunos, para os que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de Mestrado/Doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. No que se refere à disciplina Marketing, observou-se uma preocupação constante em corrigir falsas impressões com relação ao Marketing envolvendo aspectos relacionados à ética, abrangência, credibilidade e superficialidade da disciplina e existência de conceitos objetivos subjacentes em contraposição à subjetividade ou à relatividade de sua prática; uma grande preocupação em estar atualizado; e uma preocupação em equilibrar conceitos e exemplos. Recursos didáticos, sobretudo, os audiovisuais são utilizados, mas com cuidado e, em alguns casos, com certa parcimônia, a fim de evitar que o professor seja confundido com um contador de causos sem consistência teórica. Por fim, sugere-se, a partir dos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
Título en inglés
Contributions to marketing teaching: revealing and understanding teacher's perspective
Palabras clave en inglés
Marketing - Study and Teaching
Teachers
Resumen en inglés
Teaching profession challenges are huge and plentiful. Being a Marketing professor brings more pressure came upon other sources. The aim of this study, exploratory and qualitative, is to raise the perspective of Marketing professors regarding teaching activity, the way they face their students at different leveis and the meanings of the subject they teach, as well as the differences perceived in Marketing as a discipline and what characterizes its teaching. The method of data collection was individual in-depth interviews and the method for works conduction and data analysis was the grounded theory. The study concludes that, referring to teaching, there is a great diversity of career paths and a search for pleasure associated to the relative freedom and stress reduction found in this profession compared to the executive life. Concerning the interaction with students, those who teach to all leveis tend to prefer Master/Doctoral students followed by students of college levei. At the same time, there is a negative reaction to the way professor evaluations are made and presented to students, although the practice itself is approved by the interviewees. Regarding Marketing as a discipline, a constant concern with the correction of misunderstandings of Marketing purpose and conception is noted and those involve aspects related to ethics, wideness, credibility, and superficiality of the discipline, as well as the existence of underlying objective concepts in contraposition to subjectivity or relativity associated to its practice. There is also a strong concern to be up-todated and to balance concepts and examples. Teaching tools, especially audiovisuais, are used but with some caution and, in some cases, parsimoniously, as a form of avoidance that the professor be seen as a story teller without theoretical consistency. Finally, grounded from interviewees reports, the implementation of Marketing philosophy and concepts into the classroom is suggested.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.