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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2023.tde-14122023-191903
Documento
Autor
Nome completo
Rodolfo Rodrigues Rocha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Veloso, Andres Rodriguez (Presidente)
Cordeiro, Rafaela Almeida
Ferraz, Sofia Batista
Nogami, Vitor Koki da Costa
Título em inglês
Stigma in the marketplace
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Marketing
Marketplace
Stigma
Resumo em inglês
Stigma is a discrediting attribute that emerges in social interactions, playing different roles in different contexts. Several fields (e.g., sociology and psychology) have been dedicating special attention to this phenomenon as it significantly impacts people's lives. Although there is some interest in the idiosyncrasies of stigma in marketing and consumer behavior, the literature investigating such a concept is still too fragmented. By exploring the roles of stigma in the marketplace from multiple perspectives, this dissertation deepens and advances the understanding of the complex relationship between stigma and the marketplace. The first paper is a systematic literature review that synthesizes what we know about stigma in the marketplace. It also suggests research avenues worth exploring by marketing and consumer behavior researchers to advance knowledge on marketplace stigma. The second article is a qualitative study looking at stigmatized consumers. It examines the meanings of intimate apparel consumption to transgender consumers and the interplay between stigma and vulnerability in the marketplace. The third and last article comprises two experimental studies that reveal the negative impacts of conflicting information, within and across different information sources, on consumers' attitudes toward and willingness to adopt medical cannabis. This set of papers shows that stigma plays complex and multifaceted roles in the marketplace, affecting consumers, companies, and other marketplace stakeholders.
Título em português
Estigma no mercado
Palavras-chave em português
Comportamento do consumidor
Estigma
Marketing
Mercado
Resumo em português
O estigma é um atributo desacreditador que emerge nas interações sociais, desempenhando diferentes papéis em diferentes contextos. Diversas áreas (por exemplo, sociologia e psicologia) têm dedicado atenção especial a esse fenômeno, pois ele impacta significativamente a vida das pessoas. Embora haja certo interesse nas idiossincrasias do estigma em marketing e comportamento do consumidor, a literatura que investiga tal conceito ainda é muito fragmentada. Ao explorar os papéis do estigma no mercado a partir de múltiplas perspectivas, esta dissertação aprofunda e avança a compreensão da relação complexa entre estigma e mercado. O primeiro artigo é uma revisão sistemática da literatura que sintetiza o que sabemos sobre o estigma no mercado. Ele também sugere caminhos de pesquisa que valem a pena serem explorados por pesquisadores de marketing e comportamento do consumidor para avançar o conhecimento sobre o estigma do mercado. O segundo artigo é um estudo qualitativo sobre consumidores estigmatizados. Ele examina os significados do consumo de roupas íntimas para consumidores transgênero e a interação entre estigma e vulnerabilidade no mercado. O terceiro e último artigo compreende dois estudos experimentais que revelam os impactos negativos de informações conflitantes, dentro e entre diferentes fontes de informação, nas atitudes dos consumidores e na disposição de adotar a cannabis medicinal. Este conjunto de artigos mostra que o estigma desempenha papéis complexos e multifacetados no mercado, afetando consumidores, empresas e outras partes interessadas do mercado.
 
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Data de Publicação
2023-12-22
 
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