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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-14112023-143232
Document
Auteur
Nom complet
Victor Enrique Celis Montoya
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Angelo, Claudio Felisoni de (Président)
Lepsch, Sergio Luiz
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Titre en portugais
Variáveis que influenciam as perdas no varejo: um estudo de caso numa rede de drogarias e farmácias do município de São Paulo
Mots-clés en portugais
Farmácia
Varejo
Vendas a Varejo - Administração
Resumé en portugais
Nas empresas que pertencem ao segmento varejista, há uma importante preocupação com o aprimoramento dos seus diferentes processos, cujo propósito é permanecer no mercado obtendo um nível de lucros favorável. Para isso, o controle e prevenção das perdas constituem uma possibilidade para que essas organizações possam alcançar seus objetivos. Esta pesquisa tem como principal propósito identificar quais são os fatores-chave que influenciam no índice de perdas de uma loja. As perdas constituem um problema fundamental que afeta diretamente a lucratividade e pode ser explicado por dois grupos de variáveis: primeiro, as variáveis intrínsecas, ligadas diretamente ao perfil da loja; e outro, as variáveis extrínsecas, relacionadas às características sociais, econômicas e demográficas da região em que a loja se localiza. Para a análise desses relacionamentos, utilizou-se a técnica estatística conhecida como regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que as principais variáveis do primeiro grupo que contribuem para explicar as perdas foram: o perfil do funcionário, o mix de produtos e o tamanho da loja. Já para o segundo grupo, as variáveis foram: os fatores demográficos, educação, justiça e segurança.
Titre en anglais
Variables that influence retail losses: a case study in a chain of drugstores and pharmacies in the city of São Paulo
Mots-clés en anglais
Pharmacy
Retail
Retail Sales - Administration
Resumé en anglais
Companies from the retail market are concerned about the improvement of their different process in order to remain in the market and reach favorable levels of profits. Organizations can reach this objective by the loss prevention. This research aims to identify the key-factors that influence in the losses in a store. Losses are a fundamental problem that affects directly the profits and might be explained by two groups of variables: the intrinsic variables, which are related to the store profile; and the extrinsic variables, which are related to the social, economical and demographic characteristics of the region where the store is located. The statistical technique of multiple linear regression was used to analyze these relationships. The results showed that the main factors that contribute to explain the losses are: the profile of employees, the mix of products and the store size (intrinsic variables). In the case of the extrinsic variables, demographic, educational, criminal and security were the main factors.
 
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Date de Publication
2023-11-14
 
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