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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-14112023-143232
Document
Author
Full name
Victor Enrique Celis Montoya
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Angelo, Claudio Felisoni de (President)
Lepsch, Sergio Luiz
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Title in Portuguese
Variáveis que influenciam as perdas no varejo: um estudo de caso numa rede de drogarias e farmácias do município de São Paulo
Keywords in Portuguese
Farmácia
Varejo
Vendas a Varejo - Administração
Abstract in Portuguese
Nas empresas que pertencem ao segmento varejista, há uma importante preocupação com o aprimoramento dos seus diferentes processos, cujo propósito é permanecer no mercado obtendo um nível de lucros favorável. Para isso, o controle e prevenção das perdas constituem uma possibilidade para que essas organizações possam alcançar seus objetivos. Esta pesquisa tem como principal propósito identificar quais são os fatores-chave que influenciam no índice de perdas de uma loja. As perdas constituem um problema fundamental que afeta diretamente a lucratividade e pode ser explicado por dois grupos de variáveis: primeiro, as variáveis intrínsecas, ligadas diretamente ao perfil da loja; e outro, as variáveis extrínsecas, relacionadas às características sociais, econômicas e demográficas da região em que a loja se localiza. Para a análise desses relacionamentos, utilizou-se a técnica estatística conhecida como regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que as principais variáveis do primeiro grupo que contribuem para explicar as perdas foram: o perfil do funcionário, o mix de produtos e o tamanho da loja. Já para o segundo grupo, as variáveis foram: os fatores demográficos, educação, justiça e segurança.
Title in English
Variables that influence retail losses: a case study in a chain of drugstores and pharmacies in the city of São Paulo
Keywords in English
Pharmacy
Retail
Retail Sales - Administration
Abstract in English
Companies from the retail market are concerned about the improvement of their different process in order to remain in the market and reach favorable levels of profits. Organizations can reach this objective by the loss prevention. This research aims to identify the key-factors that influence in the losses in a store. Losses are a fundamental problem that affects directly the profits and might be explained by two groups of variables: the intrinsic variables, which are related to the store profile; and the extrinsic variables, which are related to the social, economical and demographic characteristics of the region where the store is located. The statistical technique of multiple linear regression was used to analyze these relationships. The results showed that the main factors that contribute to explain the losses are: the profile of employees, the mix of products and the store size (intrinsic variables). In the case of the extrinsic variables, demographic, educational, criminal and security were the main factors.
 
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Publishing Date
2023-11-14
 
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