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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-13112023-162856
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo de Almeida Salles Terra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Parente, Juracy Gomes
Título en portugués
Um estudo empírico sobre a taxa de rotatividade de mão-de-obra e as práticas de recursos humanos do varejo de supermercados no Brasil
Palabras clave en portugués
Administração de recursos humanos
Mão-de-obra rotativa
Supermercados
Varejo
Resumen en portugués
O tema de estudo desta dissertação é um estudo empírico das práticas de recursos humanos e da taxa de rotatividade de mão-de-obra no varejo de supermercados no Brasil. Fatores associados a rotatividade foram pesquisados na literatura, para a criação de um modelo teórico práticas de recursos humanos, ligadas a variação da rotatividade. Foi realizada uma pesquisa com 22 empresas supermercadistas do país, identificando a taxa de rotatividade de mão-de-obra de cada empresa e suas respectivas práticas de recursos humanos. A pesquisa identificou uma taxa de rotatividade média de 31,12% nas empresas da amostra estudada. Como a amostra da pesquisa é não-probabilística, o trabalho buscou apenas um estudo exploratório sobre o fenômeno da rotatividade nas empresas de varejo, não podendo chegar a conclusões que possam ser levadas a toda população de supermercados. A partir daí o estudo buscou identificar indícios de possíveis relações entre estas práticas e as taxas de rotatividade de mão-de-obra das empresas, por intermédio do tratamento estatístico dos dados como a separação da amostra em tercis da taxa de rotatividade, comparando as práticas de recursos humanos das empresas de menor rotatividade com aquelas, onde a rotatividade é maior. Uma outra análise realizada foi a separação das empresas em dois grupos, pelo seu número de funcionários, buscando assim identificar diferenças nas práticas de recursos humanos e na taxa de rotatividade dos dois grupos. Algumas empresas da amostra não se mostraram preocupadas com a rotatividade, enquanto outras apontaram a rotatividade como um problema. Foram comparadas as práticas e a taxa de rotatividade destes dois grupos de opiniões diferentes. O estudo levantou também a opinião dos gestores das empresas pesquisadas quanto ao fenômeno da rotatividade.
Título en inglés
An empirical study on the labor turnover rate and human resources practices in supermarket retail in Brazil
Palabras clave en inglés
Human resources management
Retail
Rotational workforce
Supermarkets
Resumen en inglés
The subject of this disertation is an empirical study of the practices of human resources and the turn-over of employees in the retail of supermarkets in Brazil. Practices associated with the turn-over had been searched in literature, creating a theoretical model for the reduction of the turn-over. A research with 22 supermarkets companies of Brasil was carried through, identifying the tum-over of employees of each company and its respective practices of human resources. The research identifíed a turn-over of 31,12% in the companies of the studied sample. As the sample of the research is not-probabilist, the work searched only a exploratory study on the phenomenon of turn-over in the retail companies, not being able to reach the conclusions that can be taken to all population of supermarkets. From there, the study searched to identify possible relations between these practices and the turn-over of the companies, for intermediary of the statistical treatment of the data as the separation of the sample in tercis of the turn-over, comparing the practices of human resources of the companies of less turn-over with those, where the turn-over is bigger. One another carried through analysis was the separation of the companies in two groups, for its number of employees, thus searching to identify differences in the practices of human resources and the turn-over in the two groups. Some companies of the sample had not revealed worried about the turn-over, while others had pointed the turn-over as a problem. Two groups of different opinions had been compared in its practices and turn-overs. The study also raised the opinion of the managers of the companies asking theis perceptions about the phenomenon of turn-over and its practices in human resources.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-13
 
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