• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2018.tde-13062018-152853
Documento
Autor
Nombre completo
Vivian Eugenia da Matta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (Presidente)
Bido, Diogenes de Souza
Saito, André
Sbragia, Roberto
Título en portugués
Estudo das competências do gestor de projetos para o monitoramento em projetos contratados com universidades para apoiar inovação na empresa.
Palabras clave en portugués
Gestão de negócios
Gestão por competências
Gestão por processos
Resumen en portugués
A prática de desenvolver novas tecnologias em parceria com outras organizações têm se tornado frequente entre as empresas. Os dados disponibilizados pela Pesquisa de Inovação - PINTEC (2014) mostraram um crescimento de 8,78% no número de produtos desenvolvidos colaborativamente no Brasil entre os anos de 2011 e 2014. Um dos potenciais parceiros das empresas para se fazer inovação é a universidade. Considera-se, neste estudo, como parceria empresa-universidade a relação contratual para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. A parceria permite aos seus integrantes partilharem recursos, conhecimentos e estabelecer e manter uma cooperação a longo prazo. O sucesso dos projetos é fundamental para que a empresa possa manter ou aumentar sua competitividade no mercado. Inúmeros fatores como a estratégia das empresas, o tipo de gestão, o ambiente econômico, as ameaças e oportunidades tecnológicas e o adequado monitoramento do contrato com a universidade influenciam no sucesso da inovação. O principal objetivo desta Tese é propor um modelo conceitual sobre as competências do gestor para o monitoramento do projeto de inovação contratado com a universidade. Os objetivos específicos na etapa qualitativa foram: a) Identificar as competências do gestor para que este possa fazer o adequado monitoramento das partes do projeto de inovação contratados com universidades e b) Identificar se existem variações na relevância dessas competências. O estudo qualitativo permitiu a elaboração de um modelo conceitual testado e validado na fase quantitativa. Os resultados mostraram que as competências podem ter diferentes relevâncias dependendo do tipo de projeto (mais incremental e mais radical) e dependendo do país (Brasil e U.S.A). Os resultados da modelagem estrutural na fase quantitativa mostraram que a variável tipo de projeto não influencia significativamente as competências. Na regressão logística multinomial verificou-se efeito dessa variável em relação aos projetos do tipo mais incrementais. De forma geral, os resultados permitem inferir que apesar das diferenças econômicas, culturais e na forma de gestão, os respondentes do Brasil e dos Estados Unidos possuem uma percepção do grau de relevância destas competências bastante semelhantes. O modelo contribui para um melhor entendimento das competências para monitorar adequadamente o projeto contratado com universidades. Esta é uma pesquisa pioneira neste tema e pode ser um ponto de partida para outros estudos relacionados. O modelo proposto tem também aplicação para as empresas, pois é uma valiosa ferramenta para aumentar a probabilidade de sucesso no gerenciamento de projetos contratados com universidades.
Título en inglés
Study of the project manager's competences in monitoring projects contracted with universities to support innovation in a company.
Palabras clave en inglés
Business management
Management by competencies
Process management
Resumen en inglés
The practice of developing new technologies in partnership with other organizations has become frequent between the companies. The data produced by Research of Innovation - PINTEC (2014) showed an increase of 8.78% in the number of products developed collaboratively in Brazil among 2011 and 2014. A potential partner of the companies to innovate is the university. In this study, we understand the partnership company-university as a contract to help the development of new technologies and products. The partnership allows his members to share sources, knowledge, establish and keep a cooperation for a long time. The project's success is essential to the company to maintain and increase its competitiveness. Many factors such as the strategy of the company, the management profile, the economic environment, the technological threats and opportunities, and the adequate monitoring of the contract with the university have influence on the innovation success. The main goal of this study is to propose a conceptual model to relate the competences of the manager to perform an adequate monitoring of the innovation project contracted with the university. The specific goals to the qualitative stage were: a) To identify the competences of the manager in charge of the contract with the university to adequately monitor the part of the innovation project contracted with the university b) To identify the relative levels of importance of these competencies. The qualitative study allowed to elaborate a conceptual model that was tested and validated in the quantitative phase. Results showed that the competences can have different relevancies depending on the type of project (more incremental and more radical) and depending on the country (Brazil and U.S.A). The structural modeling results of the quantitative phase showed that the variable type of project do not influence significantly the competences. In the logistic regression multinomial was verified a significant effect in this variable about the projects type "more incremental". In general, the results allow to conclude that, despite the economics and cultural differences and in the form of management, the respondents in Brazil and United States of America have a similar perception about the degree of the competences' relevance. The model contributed to a better understanding of the competences to adequately monitor a project contracted with the university. This was a pioneer research on this theme and can be a starting point to other studies related. The proposed model has also application to companies, since it is a valuable tool to increase the probability of success in the management of projects contracted with universities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidaVivian.pdf (5.80 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-06-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.