• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-12112021-173223
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Angelo de Castro Cotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Président)
Munhoz, Hugo Neri
Nieto, Renata Corrêa
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Titre en portugais
Promoção com redução de preços figurada como "nudge" e indutor de compra: aspectos "não racionais" da tomada de decisão do consumidor
Mots-clés en portugais
Comportamento do consumidor
Nudge
Promoção de preços
Promoção figurada
Tomada de decisão
Resumé en portugais
A tese concentrou-se na promoção com redução de preços figurada e a influência "não racional" (subjetiva) na tomada de decisão do consumidor final, como indutor de compra e "nudge" modificador de comportamento. As literaturas econômicas de racionalidade, tomada de decisão e economia comportamental foram trazidas a discussão em conjunto com as literaturas de marketing (especificamente de promoção com redução de preço) e comportamento do consumidor. O estudo teve como objetivo verificar o aspecto de influência da promoção figurada na ação ou não ação de compra. Para levantamento dos dados, utilizou-se uma abordagem junto as redes sociais (Twitter), consideração final de 23.400 entradas válidas. Os dados foram obtidos programaticamente por meio da linguagem Python 3.9 e bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup. Considerou-se o recorte de produtos de higiene e beleza pela recorrência de compra envolvida. Como resultados, a existência de promoção figurada com influência na tomada de decisão como "call to action" e "nudge" fica comprovada. A tese aponta ainda para a existência de 11 tipos de comportamento relativos a promoções reais e/ou figuradas, considerando influência na tomada de decisão, "call to action", aspectos culturais/valorativos, preço de referência, justificativa de comportamento.
Titre en anglais
Figurative price promotion as a "nudge" and purchase inducer: 'non rational' aspects of consumer decision making
Mots-clés en anglais
Consumer behavior
Decision making
Figurative promotion
Nudge
Price promotion
Resumé en anglais
The thesis focused on promotion with figurative price reduction and non-rational influence in the consumer decision-making process, as an inducer of purchase and a nudge behavior modifier. The literatures of rationality, decision making and behavioral economics were brought up together with the marketing literatures (specifically literatures abaout price promotion) and consumer behavior. The study aimed to verify the influence effect of the figurative promotion in the purchase or not purchase action. For data collection, the study uses a social media approach (Twitter), with a final consideration of 23,400 valid entries. The data were obtained programmatically using Python 3.9 language, Selenium browser emulation libraries and BeautifulSoup html data processing. The thesis consider the cut of hygiene and beauty products due to the recurrence of purchase involved. As a result, the existence of figurative promotion and its influence on decision making (call to action and nudge) is proven. The thesis also points to the existence of 11 types of behavior related to real and/or figurative promotions, considering influence on decision making, call to action, cultural/valuation aspects, reference price, behavior justification.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-12-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.