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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-12112021-173223
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Angelo de Castro Cotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Munhoz, Hugo Neri
Nieto, Renata Corrêa
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Título em português
Promoção com redução de preços figurada como "nudge" e indutor de compra: aspectos "não racionais" da tomada de decisão do consumidor
Palavras-chave em português
Comportamento do consumidor
Nudge
Promoção de preços
Promoção figurada
Tomada de decisão
Resumo em português
A tese concentrou-se na promoção com redução de preços figurada e a influência "não racional" (subjetiva) na tomada de decisão do consumidor final, como indutor de compra e "nudge" modificador de comportamento. As literaturas econômicas de racionalidade, tomada de decisão e economia comportamental foram trazidas a discussão em conjunto com as literaturas de marketing (especificamente de promoção com redução de preço) e comportamento do consumidor. O estudo teve como objetivo verificar o aspecto de influência da promoção figurada na ação ou não ação de compra. Para levantamento dos dados, utilizou-se uma abordagem junto as redes sociais (Twitter), consideração final de 23.400 entradas válidas. Os dados foram obtidos programaticamente por meio da linguagem Python 3.9 e bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup. Considerou-se o recorte de produtos de higiene e beleza pela recorrência de compra envolvida. Como resultados, a existência de promoção figurada com influência na tomada de decisão como "call to action" e "nudge" fica comprovada. A tese aponta ainda para a existência de 11 tipos de comportamento relativos a promoções reais e/ou figuradas, considerando influência na tomada de decisão, "call to action", aspectos culturais/valorativos, preço de referência, justificativa de comportamento.
Título em inglês
Figurative price promotion as a "nudge" and purchase inducer: 'non rational' aspects of consumer decision making
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Decision making
Figurative promotion
Nudge
Price promotion
Resumo em inglês
The thesis focused on promotion with figurative price reduction and non-rational influence in the consumer decision-making process, as an inducer of purchase and a nudge behavior modifier. The literatures of rationality, decision making and behavioral economics were brought up together with the marketing literatures (specifically literatures abaout price promotion) and consumer behavior. The study aimed to verify the influence effect of the figurative promotion in the purchase or not purchase action. For data collection, the study uses a social media approach (Twitter), with a final consideration of 23,400 valid entries. The data were obtained programmatically using Python 3.9 language, Selenium browser emulation libraries and BeautifulSoup html data processing. The thesis consider the cut of hygiene and beauty products due to the recurrence of purchase involved. As a result, the existence of figurative promotion and its influence on decision making (call to action and nudge) is proven. The thesis also points to the existence of 11 types of behavior related to real and/or figurative promotions, considering influence on decision making, call to action, cultural/valuation aspects, reference price, behavior justification.
 
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Data de Publicação
2021-12-09
 
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