• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-12052008-113936
Document
Auteur
Nom complet
Marcio Shoiti Kuniyoshi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Santos, Silvio Aparecido dos (Président)
Fleury, Maria Tereza Leme
Freitas, Adriana Gomes de
Pereira, Heitor José
Souza, Cesar Alexandre de
Titre en portugais
Institucionalização da gestão do conhecimento: um estudo das práticas gerenciais e suas contribuições para o poder de competição das empresas do setor elétrico-eletrônico
Mots-clés en portugais
Adoção de práticas de gestão do conhecimento
Análise multivariada
Gestão do conhecimento
Institucionalização
Resumé en portugais
Gestão do conhecimento é a coordenação sistemática e deliberada de pessoas, tecnologias, processos e estrutura organizacional da empresa com o objetivo de adicionar valor por meio de uso, re-uso e inovação. Essa coordenação é realizada graças às ações de criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, assim como, pela alimentação a partir de lições aprendidas e de melhores práticas e elementos importantes para a memória corporativa direcionadas à aprendizagem organizacional contínua (DALKIR, 2005, p.3). A proposta desta tese é identificar e classificar empresas do setor elétrico-eletrônico, associadas a ABINEE, com o objetivo de elaborar uma classificação do estágio de institucionalização em que essas se encontram quanto à gestão do conhecimento. Foi utilizado o modelo teórico de classificação e, simultaneamente, procurou-se verificar quais práticas de gestão do conhecimento foram adotadas e como essas contribuem para o poder de competição, segundo a opinião de seus gestores. A pesquisa foi realizada com 56 empresas associadas no período de 12 de julho a 15 de setembro de 2007, mediante aplicação de um questionário eletrônico A partir dos dados coletados por meio de análises estatísticas descritivas e multivariadas, foi possível identificar que: a) as empresas do setor pesquisado estão classificadas em agrupamentos distintos quanto ao estágio de institucionalização de gestão do conhecimento em que se encontram; b) são reconhecidas pelos gestores as contribuições para o poder de competição, realizadas com adoção de práticas de gestão do conhecimento; e c) existem práticas mais adotadas que outras. A conclusão é a de existem associações e influências das práticas de gestão do conhecimento em relação ao reconhecimento das contribuições esperadas pela adoção dessas práticas.
Titre en anglais
Institutionalization of knowledge management: a study of management practices and their contributions to the power of competition from companies in the electric-electronics industry
Mots-clés en anglais
Institucionalization
Knowledge management
Multivariate analysis
Resumé en anglais
Knowledge management is the sistematic and determined coordination of people, technologies, processes and organizational structure of a company aiming to add value through use, reuse and innovation. This coordination is possible by the actions of creation, sharing and application of the knowledge, such as by the feeding from the learned lessons and better practices and important elements for the corporative memory related to the continued organizational learning (DALKIR, 2005, p. 3). The proposal of this dissertation is to identify and to classify companies from the electrical-electronic area, associated to ABINEE, aiming to create a classification of the institutionalization level that these are found related to the knowledge management. It was used a theoretical classification model and, simultaneously, tried to verify which practices of knowledge management were adopted and how they contribute to the power of competition, according to its managers' opinion. This research was done in 56 associated companies from July, 12th and September, to 15th 2007, after applying an electronic questionnaire. From the information collected through descriptive and multivariate statistics analysis, it was possible to identify: a) companies in the researched area are classified in different groups when it comes to the institutionalization of knowledge management level that they are now; b) they are recognized by the managers the contributions for the power of competition, achieved by adopting knowledge management practices; and c) some practices are adopted more than others. The conclusion is that there are associations and influences of knowledge management practices related to the recognition of the contributions expected after adopting these practices.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-05-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.