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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-12042023-091835
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Praxedes da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Mazzon, Jose Afonso (Président)
Baptistella Filho, Humberto
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Titre en portugais
Estudo da associação entre técnicas de aprendizagem e índices de recall de comerciais de televisão
Mots-clés en portugais
Comportamento do consumidor
Marketing
Propaganda
Resumé en portugais
Este estudo tem como objetivo identificar a presença de diferentes teorias de aprendizagem em propagandas que foram transmitidas em canais de televisão e que foram lembradas pelas pessoas que foram previamente expostas às peças publicitárias. Em última instância, o estudo identifica a relação entre as teorias de aprendizagem e os níveis de recall. As propagandas foram escolhidas de acordo com um ranking que é publicado mensalmente pelo jornal Meio & Mensagem. Com base em uma lista de 16 técnicas reconhecidas pela sua influência sobre a aprendizagem, um conjunto de 176 peças publicitárias foi avaliado quanto a presença ou não dessas técnicas de aprendizagem. Quanto aos resultados, notou-se alguns padrões de técnicas de aprendizagem presentes nas peças publicitárias veiculadas e analisou-se seu relacionamento com a lembrança das mesmas pelos consumidores. De forma especifica, identificaram-se clusters que estavam relacionadas a algumas dessas técnicas. Outro resultado relevante foi a identificação de seis técnicas de aprendizagem que se mostraram estatisticamente significativas quanto à explicação de variações nos índices de recall. Esses resultados confirmam a hipótese de que a utilização de determinadas técnicas de aprendizagem está associada a diferentes níveis de índice de recall de comerciais de televisão.
Titre en anglais
Study of the association between learning techniques and recall rates of television commercials
Mots-clés en anglais
Advertising
Consumer behavior
Marketing
Resumé en anglais
This study aims at identifying the presence of different learning theories in advertising pieces that were broadcasted on TV channels and were recalled by people who had previously been exposed to them. Ultimately, the study identifies the relationship between learning theories and levels of recaiI. The pieces of advertising were chosen according to a ranking that is issued on monthly basis by a specialized newspaper called Meio & Mensagem. Based on a list of 16 techniques that are renowned by their influence on learning, a set of 176 advertising pieces was assessed regarding the presence or not of such learning techniques. As far as the results are concerned, it was noticed some pattems in terms of learning techniques in the analyzed ads. Furthermore, their relationship with recall levels amongst audience was studied. Specificaily speaking, clusters that were related to some learning techniques were identified. Another relevant result is the identification of six learning techniques that were statistically meaningful regarding the recall index variation. The results also corroborate the hypothesis of this study. that is, the use of determined learning techniques is associated with different levels of recall of television advertisements.
 
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Date de Publication
2023-04-12
 
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