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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-12042021-175556
Documento
Autor
Nome completo
Raísa Correa Fortes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho (Presidente)
Gil, Antonio Carlos
Guedes, Liliana Vasconcellos
Martins, Gilberto de Andrade
Título em português
Discutindo o papel do feedback no ensino superior EAD sob a perspectiva docente
Palavras-chave em português
Autorregulação
Avaliação da aprendizagem
Educação à distância
Ensino superior
Feedback
Resumo em português
Estudos têm mostrado a importância do feedback em cursos superiores a distância e evidenciam benefícios associados à sua prática, como a autorregulação, que chama a atenção, uma vez que, na educação a distância, o estudante é responsável por conduzir seu processo de aprendizagem. Em sua maioria, os estudos realizados são experimentos ou estudos de caso, deixando lacunas sobre quais são as práticas de feedback dos docentes, ou ainda, carecendo de estudos em novas populações. Desse modo, esta pesquisa teve o objetivo de conhecer as perspectivas docentes sobre o feedback e sua contribuição para a autorregulação do estudante. Buscou-se identificar os tipos de feedback utilizados e hierarquiza-los, ordenando-os de acordo com seu uso pelos docentes, conhecendo suas percepções acerca das contribuições advindas dessas práticas, além de identificar a importância e as dificuldades docentes com o feedback na educação a distância. Para este fim, foi realizado um levantamento junto a 116 professores de diversas áreas do conhecimento. A análise descritiva dos dados evidenciou a utilização de todos os tipos de feedback presentes na taxonomia proposta por Chetwynd e Dobbyn, com concentração nos feedbacks sobre conteúdo. Esses feedbacks têm sido fornecidos, em sua maioria, durante todo o curso e em tempo oportuno. Os professores notam que suas práticas de feedback contribuem principalmente para ajustes nas tarefas, melhora do desempenho e autonomia dos estudantes. Para eles, a importância do feedback na educação a distância se dá principalmente para a aprendizagem e autorregulação dos estudantes. Porém, apontam como maiores dificuldades o engajamento do estudante e a individualização do feedback. De maneira geral, as dificuldades estão relacionadas a três atores: o estudante, o próprio professor e a instituição de ensino superior. Conclui-se que as práticas de feedback sugerem uma tendência de ocorrerem dentro de uma avaliação formativa, sendo realizadas, em sua maioria, durante todo o curso e em tempo oportuno; além de haver a utilização de diferentes tipos de feedback. Essas práticas contribuem para a autorregulação dos estudantes, uma vez que, trazem como principais benefícios características observáveis em estudantes autorregulados.
Título em inglês
Discussing the role of feedback in distance higher education from a teaching perspective
Palavras-chave em inglês
Assessment of learning
Distance education
Feedback
Higher education
Self-regulation
Resumo em inglês
Studies have shown the importance of feedback in distance higher education programs and have cast light on the benefits associated with its practice. One such benefit, self-regulation, is particularly notable as, in distance education, students themselves are responsible for conducting their learning process. For the most part, those studies consisted of experiments or case studies. This has created some gaps with respect to the feedback practices used by teachers and, furthermore, overlooked some populations. Therefore, the purpose of the present research was to learn the perspective of teachers on feedback and how feedback contributes to student self-regulation. The research sought to identify the types of feedback that teachers utilize, to rank said types according to their use, to examine the teachers' perspectives on the contributions brought about by feedback practices and to identify the difficulties they have in relation to, as well as the importance of, feedback in higher education. To this end, a survey was carried out with 116 teachers from different areas of knowledge. A descriptive analysis of data demonstrated that all the types of feedback proposed by Chetwynd and Dobbyn are utilized, most often feedback on content. Mostly, these types of feedback are provided throughout the whole program and in a timely manner. Teachers have noted that their feedback practices contribute especially to adjustments to tasks and to improving student performance and autonomy. To these teachers, the importance of feedback in distance education is mainly for students' learning and self-regulation. Conversely, student engagement and individual feedback are considered the main difficulties. In general, difficulties are ascribed to three players: students, teachers themselves, and higher education institutions. It was concluded that feedback practices are suggest the occurrence as part of a formative assessment, with most of them being conducted throughout an entire program and in a timely fashion, besides different types of feedback are used. These practices contribute to student self-regulation inasmuch as the main benefits they provide are characteristics that can be observed in self-regulated students.
 
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Data de Publicação
2021-05-21
 
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