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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-12042021-170512
Documento
Autor
Nome completo
Fabricio Stocker
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Boaventura, João Mauricio Gama (Presidente)
Elias, Arun Abraham
Sarturi, Greici
Vidal, Natalia Giugni
Título em inglês
Stakeholder engagement analysis and performance over time
Palavras-chave em inglês
Managing for stakeholders
Performance
Stakeholder engagement
Sustainability report
Resumo em inglês
The literature on stakeholder engagement states that cooperative relationships can be achieved through engagement strategies that range from communication to partnership and involvement, thus leading to a greater level of commitment and engagement between the organization and its stakeholders. Despite this, there is no clear evidence in the literature to support this idea that higher levels of stakeholder engagement have a positive effect on the company's performance. This thesis aims to address that gap by analyzing the different engagement strategies and understanding how different nuances of stakeholder-organization relationships affect the quality of the engagement and its impact on firm performance over time. This study was carried out in organizations in the energy sector that disclose their sustainability reports through the international GRI platform. This study has two distinct methodological designs: i) qualitative stage: data collection from sustainability reports and application of the content analysis method to the engagement actions over the 6 years. ii) quantitative stage: to assess the impact of engagement actions on the social (CSP), environmental (CEP), and financial (CFP) performance of companies over time. The multivariate analysis is mainly carried out through panel data regression and mediation analysis. The results of this research are revealing and contrast with some of the theoretical arguments about financial, social and environmental gains and returns, while emphasizing that although performance over time is positive, when the different levels are evaluated and their effect on the short and in the long term, the most intense relationships with a high level of engagement do not have a positive relationship with social performance in the long term, but in the short term. The research project intends to elucidate key issues of strategy studies, related to practices that generate better results and performance for companies. It also aims to provide a managerial contribution by clarifying what strategies and actions have had a greater impact over time on company performance and can improve the management of companies and serve the interests of their stakeholders.
Título em português
Análise do engajamento de stakeholders e desempenho ao longo do tempo
Palavras-chave em português
Desempenho
Engajamento de stakeholders
Gestão para stakeholders
Relatórios de sustentabilidade
Resumo em português
A literatura sobre o engajamento das partes interessadas afirma que os relacionamentos cooperativos podem ser obtidos por meio de estratégias de engajamento que vão da comunicação à parceria e envolvimento, levando, portanto, a um nível de comprometimento e engajamento maiores entre organização e seus stakeholders. Apesar disso, não há evidências claras na literatura que apoiem essa ideia de que níveis mais elevados de engajamento têm um efeito positivo no desempenho. Esta tese visa abordar essa lacuna, analisando as diferentes estratégias de engajamento e entendendo como as diferentes nuances das relações organização e stakeholders afetam a qualidade do engajamento e seu impacto no desempenho da empresa ao longo do tempo. Este estudo foi realizado em organizações do setor de energia que divulgam seus relatórios de sustentabilidade por meio da plataforma internacional GRI. Este estudo tem dois desenhos metodológicos distintos: i) etapa qualitativa: coleta de dados dos relatórios de sustentabilidade e aplicação do método de análise de conteúdo às ações de engajamento ao longo de 6 anos. ii) etapa quantitativa: para avaliar o impacto das ações de engajamento no desempenho social (CSP), ambiental (CEP) e financeiro (CFP). A análise multivariada é realizada por meio de regressão de dados em painel e análise de mediação. Os resultados desta pesquisa são reveladores e contrastam com alguns dos argumentos teóricos sobre ganhos e retornos financeiros, sociais e ambientais, ao mesmo tempo que enfatizam que embora o desempenho ao longo do tempo seja positivo, quando os diferentes níveis são avaliados e seus efeitos no curto e no longo prazo, as relações mais intensas e com alto nível de engajamento não têm uma relação positiva com o desempenho social de longo prazo, mas sim de curto prazo. O projeto de pesquisa pretende elucidar questões-chave dos estudos de estratégia, relacionadas às práticas que geram melhores resultados e desempenho para as empresas. Visa também dar uma contribuição gerencial ao esclarecer quais estratégias e ações têm maior impacto ao longo do tempo no desempenho da empresa e podem melhorar a gestão das empresas e atender aos interesses de seus stakeholders.
 
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Data de Publicação
2021-05-21
 
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