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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2023.tde-12032024-153519
Documento
Autor
Nome completo
Valéria Feitosa de Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Souza, Cesar Alexandre de (Presidente)
Bido, Diogenes de Souza
Comini, Graziella Maria
Sun, Violeta
Título em inglês
Social businesses and digital platforms: analysis from the perspective of business models
Palavras-chave em inglês
Business model
Digital platform
Economic Value
Paradoxes
Social Business
Social Value
Resumo em inglês
This study investigates the digital platforms business model (DPBM) in the context of social business within the education and employability sector. Due to the complexity of this subject, the study is organized in three interconnected papers. The first paper conducts a systematic literature review to assess the current state of research on DPBM. The second paper aims to understand how these business models impact social businesses in the field of education and employability through the analysis of multiple case studies. Finally, the third paper employs Design Science Research to develop an artifact for modeling social businesses that utilize digital platforms. The results reveal that the body of literature on DPBM is fragmented, primarily due to varying definitions and approaches used. Consequently, our study consolidates and synthesizes existing knowledge into 11 central themes: DPBM design; business model innovation to DPBM, DPBM artefacts, DPBM life cycle, success and failure factors of DPBM, DPBM outcomes, DPBM external stakeholders, DPBM antecedents, Competition, DPBM diversification, and other themes. The findings also underscore the significance of business model design for social enterprises, emphasizing the creation of both economic and social value. It is essential to consider factors driving social value in addition to those traditionally associated with conventional business. DPBM design can facilitate the scalability of social enterprises, but careful selection of partners and investors who align with the social mission is crucial to maintaining that mission when dealing with multiple stakeholders. This involves establishing a sustainable revenue model and regulating platform access. Neglecting these considerations can exacerbate challenges associated with these organizations. Ultimately, the proposed artifact offers a systematic framework that enables a comprehensive understanding of the complexity of social businesses. It integrates elements from the Business Model Canvas and the Theory of Change, encouraging social entrepreneurs to consider both social value creation and financial value creation.
Título em português
Negócios sociais e plataformas digitais: análise sob a perspectiva dos modelos de negócios
Palavras-chave em português
Modelo de negócio
Negócios sociais
Paradoxos
Plataforma digital
Valor econômico
Valor social
Resumo em português
Esta tese investiga os modelos de negócios de plataformas digitais no contexto de negócios sociais na área de educação e empregabilidade. Dada a complexidade do tema a tese é dividida em três artigos inter-relacionados. O primeiro artigo utiliza a revisão sistemática da literatura para avaliar o estado da arte da pesquisa sobre modelos de negócios de plataformas digitais (MNPD). O segundo artigo visa compreender o impacto desses modelos de negócios em negócios sociais na área de educação e empregabilidade por meio da análise de estudos de casos múltiplos. Por fim, o terceiro artigo utiliza Design Science Research para desenvolver um artefato para modelagem de negócios sociais que utilizem plataformas digitais. Os resultados demonstram que o corpo de literatura sobre MNDP é fragmentada devido à variedade de definições e abordagens utilizadas, portanto, nosso estudo consolida e sintetiza o conhecimento existente em 11 temas centrais: design de MNPD; inovação do modelo de negócios para MNPD, artefatos de MNPD, ciclo de vida dos MNPD, fatores de sucesso e falha dos MNPD, resultados dos MNPD, partes interessadas externas dos MNPD, antecedentes dos MNPD, Competição, diversificação dos MNPD e outros temas. Os resultados também enfatizam a importância do design do modelo de negócios para empreendimentos sociais na criação de valor econômico e social, sendo essencial considerar tanto os drivers de valor social quanto os tradicionalmente associados aos negócios convencionais. O design MNPD pode facilitar a escalabilidade dos empreendimentos sociais, mas a escolha criteriosa de parceiros e investidores alinhados com a missão social é crucial para preservar essa missão ao lidar com várias partes interessadas, ao mesmo tempo deve-se evitar o ciclo de lançamento contínuo, desenvolver um modelo de receita sustentável e regulamentar o acesso à plataforma. A falta de abordagem dessas questões pode agravar paradoxos associados a essas organizações. Por fim, o artefato proposto oferece uma estrutura sistemática que permite uma compreensão aprofundada da complexidade dos negócios sociais. Ele combina elementos do Modelo de Negócios Canvas e da Teoria da Mudança, fornecendo uma abordagem abrangente que incentiva o empreendedor social a considerar tanto os aspectos relacionados à criação de valor social quanto à criação de valor financeiro.
 
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Data de Publicação
2024-03-19
 
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