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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2024.tde-12032024-114430
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Borini, Felipe Mendes (Presidente)
Barakat, Simone Ruchdi
Costa, Benny Kramer
Sarturi, Greici
Título em inglês
Understanding strategic stakeholder management
Palavras-chave em inglês
Capability
Resource-based theory
Stakeholder theory
Value appropriation
Value creation
Resumo em inglês
Our research aims to understand how strategic stakeholder management drives a competitive advantage. The thesis objectives are (1) to understand how companies develop a value creation system for multiple stakeholders, (2) to understand the micro-foundations of a stakeholder management capability, and (3) to understand how stakeholder management drives a new business strategic positioning. For that, we aim to cover the main elements of a business competitive advantage model: value creation and appropriation mechanisms, resources and capabilities, and positioning. For that, we applied qualitative, exploratory multiple case study. We interviewed 55 people from 11 different companies. We designed our research into three papers. Paper 1, Stakeholder Value Creation System: Understanding the Process, aimed to understand how companies develop a value creation system for multiple stakeholders. Paper 2, Micro-foundations of Stakeholder Management Capability, aimed to investigate how top managers develop and coordinate specific capabilities to create value with multiple stakeholders simultaneously and achieve performance. Paper 3, Stakeholder Positioning Strategy: A New Strategic Positioning, aimed to understand how strategic stakeholder management drives a new strategic positioning. Our data revealed that strategic stakeholder management is changing companies competitive advantage model. The Strategic Stakeholder Management Model embraces the development of a Stakeholder Value Creation System, Stakeholder Management Capability, and Stakeholder Strategic Positioning. The model suggests an ongoing process. We contribute to Stakeholder Theory and Resource-based Theory by explaining how combining both theories may help managers manage their companies facing societal grand challenges.
Título em português
Entendendo a gestão estratégica de stakeholders
Palavras-chave em português
Apropriação de valor
Capacidades
Criação de valor
Teoria baseada em recursos
Teoria de Stakeholder
Resumo em português
O objetivo da nossa pesquisa é compreender como a gestão estratégica das partes interessadas (stakeholders) impulsiona uma vantagem competitiva. Os objetivos da tese são (1) compreender como as empresas desenvolvem um sistema de criação de valor para múltiplos stakeholders; (2) compreender os micros fundamentos da capacidade de gestão de stakeholders e (3) compreender como a gestão estratégica de stakeholders impulsiona um novo posicionamento estratégico. Nesse sentido, os principais elementos de um modelo de vantagem competitiva empresarial, a dizer, mecanismos de criação e apropriação de valor, recursos e capacidades e posicionamento foram abordados. O estudo tem a abordagem qualitativa, exploratória com aplicação de estudo de caso múltiplo. Foram entrevistadas 55 pessoas de 11 empresas. A pesquisa foi desenvolvida em três artigos. O Artigo 1 Sistema de criação de valor para os stakeholders: compreendendo o processo teve como objetivo compreender como as empresas desenvolvem um sistema de criação de valor para múltiplos stakeholders. O Artigo 2 Micro fundamentos da Capacidade de Gestão de Stakeholders teve como objetivo investigar como os gestores desenvolvem e coordenam capacidades específicas para criar valor para múltiplos stakeholders simultaneamente e alcançar desempenho. E o Artigo 3 Estratégia de posicionamento de Stakeholders: um novo posicionamento estratégico teve como objetivo compreender como a gestão estratégica de stakeholders impulsiona um novo posicionamento estratégico. Os dados revelaram que a gestão estratégica de stakeholders impulsiona uma mudança no modelo de vantagem competitiva das empresas. O Modelo de Gestão Estratégica de stakeholders envolve o desenvolvimento de um sistema de criação de valor para stakeholders, uma capacidade de gestão de stakeholders e um posicionamento estratégico de stakeholders. O modelo sugere um processo contínuo. A pesquisa contribui com a Teoria de Stakeholders e a Teoria Baseada em Recursos, explicando como a combinação das duas teorias pode ajudar os gestores a gerir as suas empresas enfrentando os grandes desafios da sociedade.
 
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Data de Publicação
2024-03-19
 
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